FILMES | O CHAMADO 3 (2017) E O PROBLEMA DAS FRANQUIAS

E aí, meu pessoal. Como vocês estão? Hoje eu vou fazer mais um desabafo, e não uma resenha. E esse desabafo surgiu logo após eu ter assistido o mais novo filme do O Chamado. Vamos lá?

Franquia 'O Chamado' - Fonte: Tumblr

Franquia ‘O Chamado’ – Fonte: Tumblr

ATENÇÃO! O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS DA FRANQUIA “O CHAMADO”!

Franquia 'O Chamado' - Fonte: Tumblr

Franquia ‘O Chamado’ – Fonte: Tumblr

Se você não está familiarizado, o que eu acredito ser difícil, ‘O Chamado’ (ou ‘The Ring’) é uma franquia que consiste basicamente em: um personagem assiste uma fita misteriosa, recebe uma ligação, morrendo após sete dias – recebendo a visita da nossa querida Samara. Antes de tudo, precisamos saber que o longa é um remake de um filme japonês chamado ‘Ringu’ (1998)nada de novo no horizonte, uma vez que Hollywood adora pegar filmes estrangeiros de sucesso e transformá-los em uma máquina caça-níquel. 

'Ringu' (1998) - Fonte: Tumblr

‘Ringu’ (1998) – Fonte: Tumblr

‘O Chamado‘ foi lançado em 2002, sendo sucesso de bilheteria e crítica. Em 2005 foi lançado sua continuação, contendo o mesmo elenco e seguindo mais ou menos a mesma ideia do primeiro filme. Eis que em 2017 surge o terceiro filme da franquia – aquele que poderia ser o desfecho, fechar com chave de ouro. Mas não é isso que acontece.

Franquia 'O Chamado' - Fonte: Tumblr

Franquia ‘O Chamado’ – Fonte: Tumblr

‘O Chamado 3’ contém um roteiro fraco, personagens ruins, poucas aparições de Samara (que é inclusive um ícone da cultura POP), e nenhuma ligação com os filmes anteriores. Mas o pior de tudo não é isso, o pior é você ter um filme ruim (eu daria 2, pelos efeitos especiais) para no final ser presentado com uma notícia: será uma nova franquia com *SPOILER* uma nova Samara. Eu juro pra vocês, que saí xingando do cinema pois fiquei indignada.

Franquia 'O Chamado' - Fonte: Tumblr

Franquia ‘O Chamado’ – Fonte: Tumblr

Com o longa – e muitos outros – vemos o quanto estamos perto de uma realidade cruel de Hollywood e sua indústria: fazer filmes virou uma máquina de fazer dinheiro, onde o que importa é a quantidade e não a qualidade. Esse exemplo é bem mais claro quando falamos sobre filmes de super-heróis e de terror. Claro que não são todos, e quando falamos de filmes de super-heróis por exemplo, temos os quadrinhos – de onde saem as adaptações – e obviamente seria preciso milhares de filmes para adaptá-los. Quando se trata de franquias, e suas trocentas continuações, devemos fazer a seguinte pergunta: aonde está a linha entre atender um pedido de fãs e ganhar mais dinheiro em cima destes fãs? Pense nisso na próxima vez que for assistir (mais um) filme da sua franquia preferida – seja ela, qual for.

Franquia 'O Chamado' - Fonte: Tumblr

Franquia ‘O Chamado’ – Fonte: Tumblr

Por hoje, quero deixar esta reflexão com vocês e uma dica valiosa: não gastem  a sua grana para ver ‘O Chamado 3’, é puro marketing. Sério.

Até quarta que vem, beijos ♥

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

Deixe uma resposta