Resenha | Paris For One – Jojo Moyes | Penguin Books

Olá, pessoas! Hoje vim falar sobre o conto Paris For One (ou Paris Para Um) da Jojo Moyes, que é o próximo lançamento da autora pela Editora Intrínseca. Espero que gostem! 💖

C360_2017-01-26-13-26-30-708

Título: Paris For One | Autora: Jojo Moyes | Editora: Penguin Books | Páginas: 106 | Ano: 2015 | Adicione: Skoob | Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐ | Compre na pré-venda: Amazon (comprando por este link, você contribui para o crescimento e desenvolvimento do blog ).

Nell tem 26 anos e nunca se arriscou muito na vida. Todos que a conhecem acham que decisões impulsivas não fazem seu estilo. Ela também nunca teve um fim de semana off com o namorado ou viajou a Paris. E é por isso que ela compra passagens e planeja um fim de semana romântico na Cidade Luz.

Quando seu namorado a abandona sozinha em uma cidade desconhecida, Nell tem a chance de provar a todos – e a si mesma – que pode ser descontraída e que é perfeitamente capaz de desfrutar de um fim de semana sem complicações.

E é em uma não planejada exposição de artes que Nell encontra o misterioso Fabien, um escritor em crise com seu seu processo criativo. Ele e seus amigos irão mostrar a Nell as maravilhas da cidade e, talvez, tornar este o melhor fim de semana de sua vida.

C360_2017-01-26-13-27-20-043

Ela não quer se lembrar da sua primeira vez em Paris como a vez em que ela foi dispensada e voltou correndo para casa sem nem ao menos ter visto a Torre Eiffel.

Quero começar dizendo que foi um alívio descobrir que a Jojo consegue escrever livros que nos fazem suspirar ao invés de nos afogar em lágrimas com o coração partido em mil pedaços. Dito isto, Paris For One é uma leitura leve, divertida e com uma profundidade aplicada na medida certa.

Os personagens, apesar para o pouco espaço para seu desenvolvimento, são bem construídos e o amadurecimento da personagem principal foi extremamente bem trabalhado. Nell é uma pessoa muito comum e de fácil identificação, acomodada com a vida pacata que leva. Mesmo quando decide fazer algo fora do comum como viajar com o namorado, ela tem todos os seus passos planejados e, vê seus planos irem pelos ares quando é deixada em uma cidade nova por conta própria, sem conhecer nada e ainda sem falar a língua nativa.

Ao se desesperar com sua situação, Nell percebe que, normalmente, voltaria para casa correndo e continuaria sua vida como se aquele fim de semana fracassado nunca tivesse acontecido. Mas, a falha do namorado a faz questionar a visão das pessoas ao seu redor e dela mesma sobre si e, por uma vez, decide fazer algo por si própria e se aventurar nos encantos de Paris. Quem sabe ela não aprenda algo novo com isso.

C360_2017-01-26-13-26-52-501

Ela está em Paris, vestindo um vestido comprado em uma loja de Paris, se arrumando para sair com um homem que ela conheceu em uma galeria!

A verdade é que não sou a maior fã de contos e evito lê-los. Para mim, poucos autores conseguem conferir certa profundidade à história com tão poucas páginas disponíveis. E isso sempre me deixa com uma sensação de incompletude com relação ao livro como um todo – mas, principalmente o final. Contudo, a Jojo foi a responsável por me fazer não só amar e me surpreender com o potencial deste conto como abriu minha mente para outros livros do   gênero que possam ser tão bons quanto este.

A autora deixar claro em cada capítulo que, apesar de se tratar de uma leitura rápida, sua intenção era passar longe da superficialidade e nos presentear com uma história delicada, sentimental e complexa na medida certa.

C360_2017-01-26-13-27-45-554

Quando eu estive em Paris um escritor de verdade leu para mim seu próprio livro

Um lado de mim gostaria que ela tivesse explorado um pouco mais a linda cidade que é Paris. Mas outro lado me diz que a personagem não tinha tempo hábil para isso e, mesmo assim, a Jojo conseguiu expressar a belezas e magia dos poucos lugares que Nell foi capaz de visitar. E, ainda assim, ela foi bem sucedida em transportar o leitor para dentro da mágica que é estar em Paris através dos sentimentos da Nell e do Fabien.

Paris For One é um conto clichê, sim! Mas isso não o torna menos gracioso e nem tira o seu encanto. Com pouquíssimas surpresas ao longo da história, é um livro que proporciona uma leitura ágil e descontraída sobre autodescoberta e a importância de estar aberto a novas possibilidades, pois ela podem vir repletas de surpresas agradáveis.

Além disso, é um ótimo livro para quem quer se arriscar a ler em inglês. Apesar de algumas expressões e palavras serem mais incomuns por conta do inglês britânico, a linguagem em sua maior parte é acessível e as poucas páginas contribuem para facilitar a compreensão.

C360_2017-01-26-13-24-40-528

Ele queria deleitar-se no sentimento de esperança que vem com alguém novo, alguém que vê em você apenas o melhor de tudo, não o pior.

Porém, se você tem preferência por leituras em português, não se preocupe! A Editora Intrínseca já anunciou o lançamento de Paris para um e outros contos que vai conter uma coletânea de contos da Jojo Moyes. O lançamento está previsto para o dia 15 de Fevereiro. Confira:

CAPA_ParisParaUm_WEB

Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.
Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.
Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.

Beijos e até a próxima sexta! ❤️

Karen Silva

20 anos, estudante de Nutrição. Vejo na literatura uma constante e instigante forma de aprendizagem. Os livros me abrem os olhos para as possibilidades e espero nunca perder o gosto por eles.

Um comentário sobre “Resenha | Paris For One – Jojo Moyes | Penguin Books

  1. Jéssica Medeiros disse:

    Jesus, me segura!!! Eu preciso ler esse conto. Para, eu preciso desse livro da Intrínseca <3 Eu gosto de contos. A leitura é rápida e leve, mas nem por isso deixa de ser intenso (pelo menos não sempre). Com certeza esse ai vai tá na minha estante logo, logo!!

Deixe uma resposta