ESPECIAL | EDGAR ALLAN POE + LANÇAMENTO DARKSIDE©️

Olá meus queridos! Não sei se vocês já estão sabendo, mas a nossa querida Darkside Books© (♥) está lançando Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Volume 1, que consiste basicamente em um livro gigantesco contendo os contos do autor. Mas eu vou falar melhor sobre isso lá no final. Agora, baseada nessa notícia maravilhosa, irei apresentar para vocês 5 filmes baseados nas obras de Poe. Vamos lá?

Fonte: Tumblr

Fonte: Tumblr

5.O CORVO (2012)

'O Corvo' (2012) Poster Oficial - Fonte: Tumblr

‘O Corvo’ (2012) Poster Oficial – Fonte: Tumblr

Esse aqui não é um filme baseado na obra de Poe, mas sim o tendo como personagem principal. O escritor Edgar Alan Poe está na caça de um assassino serial que imita os crimes de seus contos e ainda sequestrou sua noiva Emily. Para ajudá-lo na investigação, o detetive Emmet assume o caso e pretende dar um fim aos terríveis assassinatos, que são seguidos de charadas criadas pelo criminoso que desafia a inteligência do autor num jogo de gato e rato.

'O Corvo' (2012) - Fonte: Tumblr

‘O Corvo’ (2012) – Fonte: Tumblr

4.O GATO PRETO (1934)

'O Gato Preto' (1934) Poster Oficial - Fonte: Tumblr

‘O Gato Preto’ (1934) Poster Oficial – Fonte: Tumblr

Após um acidente, um casal recebe a hospitalidade de um morador local, que vive sozinho em um enorme castelo. Não vai demorar para que ambos percebam que aceitar o convite não foi uma boa ideia, pois o anfitrião é um adorador do demônio e pretende utilizá-los, em especial a esposa, em seus rituais macabros.

'O Gato Preto' (1934) - Fonte: Tumblr

‘O Gato Preto’ (1934) – Fonte: Tumblr

3.O POÇO E O PÊNDULO (1961)

'O Poço e O Pêndulo' (1961) Poster Oficial - Fonte: Tumblr

‘O Poço e O Pêndulo’ (1961) Poster Oficial – Fonte: Tumblr

O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard, o jovem cunhado inglês de Nícolas Medina (filho do carrasco da Inquisição Espanhola Sebastian Medina), vem ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth. Barnard desconfia de Nícolas que, apesar de dizer ter amado sua irmã, apresenta sinais de instabilidade por ter visto a mãe ser morta por seu pai.

'O Poço e O Pêndulo' (1961) - Fonte: Tumblr

‘O Poço e O Pêndulo’ (1961) – Fonte: Tumblr

2.A QUEDA DA CASA USHER (1960)

'A Queda Da Casa Usher' (1960) - Fonte: Tumblr

‘A Queda Da Casa Usher’ (1960) – Fonte: Tumblr

Philip Winthrop enfrenta uma longa viagem para chegar à casa dos Usher, uma mansão isolada, para encontrar sua esposa Madeline Usher. Porém, o irmão de Madeline se opõe ao relacionamento dos dois alegando que existe uma forte maldição na família que leva todos a loucura. Philip não acredita e resolve fugir com Madeline custe o que custar. No entanto, uma série de eventos estranhos começa a acontecer e sair da casa se tornará uma tarefa impossível.

'A Queda Da Casa Usher' (1960) - Fonte: Tumblr

‘A Queda Da Casa Usher’ (1960) – Fonte: Tumblr

1.O CORVO (1935)

'O Corvo' (1935) Poster Oficial - Fonte: Google Imagens

‘O Corvo’ (1935) Poster Oficial – Fonte: Google Imagens

A linda Jean Thatcher sofre um acidente de carro. De imediato, seu pai e um amigo imploram ao cirurgião aposentado, Dr. Richard Vollin, que faça uma cirurgia de emergência para restaurar a saúde da moça. Com uma amizade crescente com a jovem, o doutor revela seu fascínio pela obra de Edgar Allan Poe e sua coleção de aparelhos de tortura, para então pedir a mão de Jean em casamento. O pai da moça o desencoraja e, cheio de raiva, Richard se utiliza do pedido de mudança de rosto feita por Bateman, um assassino fugitivo, para arquitetar sua vingança contra os Thatcher. Como Bateman se recusa a ajudá-lo, Vollin o transforma em um monstro desfigurado até que tenha seu auxílio. Mas há muito mais por trás dos planos do doutor.

'O Corvo' (1935) - Fonte: Tumblr

‘O Corvo’ (1935) – Fonte: Tumblr


Bom, mas agora vamos à cereja do bolo! Você sabe muito bem, que o terror como o conhecemos, começou a ganhar forma na obra de Edgar Allan Poe. Genial e maldito, Poe é considerado o mestre dos mestres da literatura fantástica. Stephen King, Clive Barker ou H.P. Lovecraft são apenas alguns de seus discípulos mais sombrios. Porém, com certeza não são os únicos. Desde o século XIX, o criador de “O Corvo” vem influenciando gerações de escritores consagrados, dos mais diversos gêneros, como Henry James, Franz Kafka, Arthur Conan Doyle, Júlio Verne, Vladimir Nabokov, Oscar Wilde e Jorge Luis Borges.
Allan Poe banner
Mesmo mais de duzentos anos após seu nascimento, Poe continua atual. Sua obra se mantém em catálogo por todos os continentes, nos mais diversos idiomas, e é tema comum em teses de mestrado. Do mundo acadêmico para a cultura pop, de tempos em tempos as histórias fantásticas do autor ganham novas adaptações no cinema, na TV, na literatura. De Iron Maiden a Green Day e Os Simpsons; de Vincent Price a Tim Burton; nos quadrinhos de Neil Gaiman ou nas séries The Following e na brasileira Edgar.
Allan Poe post 3
Ou seja, um homão do terror desse não poderia ser deixado de lado pela editora mais sombria de todas, não é mesmo? Atendendo aos pedidos fervorosos de seus leitores, a Darkside Books© lançou um livro de 384 páginas, capa dura,  contendo T O D O S os contos de Poe. E a beleza não para por aí: Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Volume 1 ainda contará com o seu conto mais famoso, ‘O Corvo’ em inglês, e nas mais importantes traduções em português: a de Machado de Assis (1883) e Fernando Pessoa (1924). 
Fonte: Tumblr

Fonte: Tumblr

Tudo isso vai ser organizado em blocos temáticos – obrigada – A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes. Tudo isso para melhor visualizarmos a obra. Além disso tudo, temos mais um tiro: A Darkside© já falou que vai lançar o Volume 2 de Poe, e irá também lançar outras versões de Medo Clássico, tendo autores como Mary Shelley, Bram Stoker e Lovecraft em seu catálogo.
Allan Poe post 1 (1)

Título: Edgar Allan Poe: Medo Clássico | Autor: Edgar Allan Poe | Tradutora: Marcia Heloisa | Editora: Darkside Books© | Edição: 1ª | Idioma: Português | Especificações: 384 páginas, Limited Edition (capa dura) | Dimensões: 16 x 23cm | ISBN: 978-85-9454-024-9 | Adicione: Skoob – Goodreads | Compre na pré-venda: Amazon (comprando por este link, você contribui para o crescimento e desenvolvimento do blog ).

Por hoje é isso pessoal, estamos todos aqui na expectativa para essa coisa linda. Até a próxima terça, beijos ♥

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

4 comentários sobre “ESPECIAL | EDGAR ALLAN POE + LANÇAMENTO DARKSIDE©️

  1. Jéssica Medeiros disse:

    Que edição… Nossa!! A primeira vez que eu ouvi falar de Poe foi do meu professor de literatura. Nunca li um livro dele pelo genero que não me atrai muito, mas eu sei que o cara é O cara ahhaha Quero muito um dia reunir coragem e ler!!

Deixe uma resposta