Resenha | Pequenas Grandes Mentiras – Intrínseca

Oi, pessoal! Tudo bem? Hoje vou resenhar para vocês esse livro incrível que é Pequenas Grandes Mentiras da Liane Moriarty. Espero que gostem! 💖

c360_2016-12-10-19-32-09-021

Título: Pequenas Grandes Mentiras | Autora: Liane Moriarty | Editora: Intrínseca | Idioma: Português | Páginas: 400 | ISBN: 978-85-8057-679-5 | Adicione: Skoob | Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥Compre o Livro: Amazon (contribua para o crescimento e desenvolvimento do blog ♥).

 

Jane Chapman se muda para a pequena cidade de Pirriwee com o filho Ziggy. No primeiro dia de interação entre os alunos da Escola Pública de Pirriwee, onde Ziggy começará o ano letivo, ele é acusado de cometer bullying e Jane passa a ser hostilizada pelas outras mães por ser mãe solteira e, aparentemente, não conseguir educar bem o filho. Seu único apoio se encontra em duas outras mães: Madeline Mackenzie – forte e decidida, que está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento decide morar com o pai e a jovem madrasta – e Celeste Wright – mãe de gêmeos, magra, rica, bonita e com um casamento perfeito demais para ser verdade -.

Na noite do Concurso de Perguntas da Escola entre os pais, que estão fantasiados de Elvis Presley e Audrey Hepburn e já tomaram mais doses do que deveriam, os mesmos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.

E, então, a autora se baseia no mistério  para construir o enredo: Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?

c360_2016-12-10-19-34-43-622

“As relações violentas tendem a ficar mais violentas com o passar do tempo.”

O trama será fundamentada nas três mulheres: Jane, Madeline e Celeste. Suas personalidades e realidades completamente diferentes. Porém, por baixo da superfície, cada uma delas guarda segredos que tentam esconder a todo custo. Jane teme nunca conseguir escapar de seus fantasmas do passado e que eles, de alguma forma, tenham afetado seu filho. Madeline perde cada vez o controle sobre a filha mais velha e se ressente por ter que dividi-la com o ex marido e sua nova família. Já Celeste, receia estar perdendo o controle da própria vida e que seu casamento não seja tão perfeito quanto aparenta.

Pequenas Grandes Mentiras trata de temas corriqueiros: inveja, abuso sexual, violência doméstica, bullying  – realidades cruéis que, normalmente, são varridas para debaixo do tapete. O livro questiona as relações que regem nossas vidas: familiares, amorosas, amigáveis e não amigáveis, e a forma com que as conduzimos. Em vista de manter as aparências, contamos pequenas mentiras a nós e aos outros, todos os dias e juramos que elas são incapazes de fazer mal.  Questiona também, com muita sutileza, a nossa relação com as redes sociais e seu papel na necessidade de aparentar coisas boas esperando que isso reflita no interior.

“Se exibisse no Facebook como sua vida era perfeita, talvez também começasse a acreditar.”

Com personagens fortes e bem construídos, Liane conduziu a história brilhantemente. A autora trabalhou temas pungentes, dosando perfeitamente drama e thriller psicológico, e construiu um livro a ser devorado até sua última pagina.  Ela sustentou com destreza o mistério acerca da morte de um dos personagens e este cumpriu seu papel enriquecendo ainda mais o livro.

Por fim, o livro deixa uma reflexão interessante: Será que nossas “pequenas mentiras” realmente não afetam a nós ou aos outros?

c360_2016-12-10-19-36-58-040

“Havia sofrimento real no mundo, naquele exato momento tinha gente sofrendo atrocidades inimagináveis e não podíamos fechar os olhos completamente, mas também não podíamos mantê-los arregalados, porque, do contrário, como poderíamos viver a nossa vida, mesmo que por pura sorte morássemos no paraíso?”

E uma boa notícia: os direitos da obra foram adquiridos pela HBO que anunciou a série baseada no livro! Dirigida pelo  David E. Kelley (mesmo diretor de Clube de Compras Dallas), a série já foi gravada e conta com Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Shailene Woodley interpretando Celeste, Madeline e Jane, respectivamente.

poltrona-big-little-lies-trailer

A série tem data de estréia para 19 de Fevereiro de 2017. Confira o trailer aqui:

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Beijos! ♥ 

Karen Silva

20 anos, estudante de Nutrição. Vejo na literatura uma constante e instigante forma de aprendizagem. Os livros me abrem os olhos para as possibilidades e espero nunca perder o gosto por eles.

2 comentários sobre “Resenha | Pequenas Grandes Mentiras – Intrínseca

  1. Jéssica Medeiros disse:

    Karen, amiga, preciso te falar o que todas as meninas aqui já sabe: eu sou o tipo horrível de pessoa (jamais negarei isso) que julga mesmo o livro pela capa… Se eu compro o livro, pode ter certeza que foi porque a capa influenciou 80% hahaha Essa capa não achei lá essas coisas, mas depois dessa resenha eu fiquei apaixonada pelo livro rsrsrs Vou assistir a serie com certeza, mas também vou procurar ler o livro porque as serie muitas vezes pecam demais.

  2. Karen Silva disse:
    Karen Silva

    Jéssica, o engraçado é que eu me apaixonei por essa capa logo de cara! hahahahahahaha Mas, eu acho que todo leitor tem nem que seja um pouquinho dessa mania de julgar o livro pela capa, então nada de pessoa horrível aí! hihi Esse foi um livro que me surpreendeu muito positivamente! Eu tinha muita vontade de conhecer a autora, porque ela é super bem falada lá fora (inclusive, a Reese Witherspoon é fã assumida dela), mas não espera uma história tão bem construída. Espero que a série faça jus ao livro, principalmente com esse elenco incrível pra ser explorado! Quando ler, vem aqui me contar o que achou! 😉

Deixe uma resposta