Especial | Setembro Amarelo

O suicídio é – ainda – um dos muitos tabus presentes em nossa sociedade. Como forma de divulgação e prevenção ao ato, o mês de Setembro foi contemplado como o período de valorização à vida.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Pensando nisso, o post de hoje é destinado à valorização da vida e a união ao tema abordado na literatura.

Resultado de imagem para setembro amarelo

http://www.setembroamarelo.org.br/ | Setembro Amarelo!

O número de pessoas, principalmente jovens, que cometem suicídio é alarmante, por isso é importante as campanhas com o intuito de ajudar psicologicamente todos os envolvidos. Uma forma de debater sobre o assunto é por meio da literatura. Portanto, apresento-lhes:

Os 13 Porquês:

tumblr_mxncm5it3s1sql4ceo1_400“Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.”

Hannah, aos olhos de outros, é uma pessoa confusa, mas não passa de uma adolescente necessitada de ajuda. Na adolescência é “normal” ter problemas, já que é uma fase de descobertas e revoltas, porém tudo tem seu limite, e é importante observar e não problematizar tudo e todo adolescente. Foi com um acúmulo de atitudes alheias que o fim de Hannah chegou, em fitas ela deixa o seu depoimento sobre cada caso e sua influência. A culpa chega para cada um, mas a sua consciência mudará?

O Garoto Quase Atropelado:

O_GAROTO_QUASE_ATROPELADO_1437748955517395SK1437748955B“Um garoto sofreu com um acontecimento terrível.
Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia.
O que não imaginou foi que agindo assim ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo, e que sua vida mudaria para sempre!
Prepare-se para se sentir quase atropelado de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas.
Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes!”

Vocês devem conhecer O Garoto Quase Atropelado “de cór e salteado”. Todavia, não canso de recomendar essa obra maravilhosa escrita pelo Vinícius Grossos, onde parece se encaixar em toda postagem possível. Desta vez, sua abordagem sobre o suicídio é o destaque. O autor aborda o tema de forma esplendorosa, mostrando não só o ato em si, mas suas causas, como o bullying e a depressão. Outra teste de consciência para jovens e adultos.

 OUTRAS OBRAS SOBRE O ASSUNTO:

Resultado de imagem para o ultimo adeus

Resultado de imagem para a lista negra capaResultado de imagem para a playlist de hayden

“Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério.” – Os 13 Porquês, Jay Asher.

Conheça o site: setembroamarelo.org.br.

Até logo, até breve.

Ycaro Santana

Baiano, 15 anos, estudante. Quando não me encontrar lendo, verás uma extensão infinita de outras possibilidades envolvendo a literatura, seja escrevendo, acompanhando adaptações ou buscando novas opções para viver. Permaneço em meu mundo particular e, algumas vezes ando por este planeta chamado Terra.

4 comentários sobre “Especial | Setembro Amarelo

  1. Jéssica Medeiros disse:

    É tão importante falar disso… Tantas pessoas que abrem a boca pra fazer que é “frescura” ou “pra chamar atenção” e não se dão o trabalho de buscar o porque a situação chegou naquele ponto, não se dão ao trabalho de olhar a dor do outro.
    Sempre tive muuuuita curiosidade de ler “Os 13 Porques” (vai virar até filme, né?!), mas cadê a grana?? Rsrsrs

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      É um assunto pouco falado por nossa sociedade e, principalmente, pela mídia. Deveria ser bem mais explorado e explicado. Infelizmente, muitos ainda abrem a boca pra falar o que não deve, que um dia todos se conscientizem e tentem ajudar o próximo.

Deixe uma resposta