TOP 5 | LIVROS SOBRE CINEMA

Oi pessoal, como vocês estão?

Como já sabem esta semana – 26/08 à 04/09 – tem Bienal do Livro em SP, e é um dos maiores (senão O) eventos literários que temos aqui nesta cidade linda. E se você vai, e gosta de cinema, aqui vai cinco dicas de livros sobre a sétima arte pra você adquirir nesta Bienal maravilhosa <3

5.Tudo Sobre Cinema (2011, Editora Sextante) 

Tudo Sobre Cinema - Fonte: Google Imagens.

Tudo Sobre Cinema – Fonte: Google Imagens.

Se você ama cinema e deseja aprender mais sobre, este livro não pode faltar na sua estante. Organizado cronologicamente e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este é um guia instigante sobre a história do cinema, incrementado com análises aprofundadas das obras-primas e ilustrado com imagens de cenas inesquecíveis. Ele abrange todos os gêneros e movimentos cinematográficos, como clássicos do cinema mudo, épicos, filmes de gângster, musicais, a nouvelle vague e o cinema latino-americano. Também traz a cronologia dos principais acontecimentos, ajudando a compreender o contexto sociocultural em que as obras foram produzidas. Apresenta a história do cinema de maneira acessível, numa diagramação que facilita a leitura, contendo mais de 1.100 ilustrações e proporciona uma viagem ao mundo do cinema – o glamour, as frustrações, o sucesso, o fracasso e o dia a dia das grandes estrelas.

Título: Tudo Sobre Cinema | Autores: Philip Kemp e Christopher Frayling | Editora: Sextante | Páginas: 576 | Adicione: Skoob.

4.Como a Geração Sexo, Drogas e Rock’n Roll Salvou Hollywood (2009, Editora Intrínseca) 

Como a Geração Sexo, Drogas e Rock'n Roll Salvou Hollywood - Fonte: Google Imagens

Como a Geração Sexo, Drogas e Rock’n Roll Salvou Hollywood – Fonte: Google Imagens

Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, George Lucas, Steven Spielberg, Robert Altman – eles fazem parte da geração de cineastas que reescreveu o script da Hollywood dos anos 70, com filmes como Bonnie e Clyde, Sem Destino, O Poderoso Chefão, A Última Sessão de Cinema e Taxi Driver, clássicos modernos que revolucionaram a maneira de conceber, produzir e fazer filmes. Em ‘Como a Geração Sexo, Drogas e Rock’n Roll Salvou Hollywood’, o autor Peter Biskind recria aquela “década dos diretores”, um dos períodos mais excitantes da história do cinema, que tem início com o lançamento de Sem Destino, no final da década de 60, e termina com Touro Indomável e uma Beverly Hills marcada pelo consumo de cocaína, já nos anos 80.

Fundamentado em centenas de entrevistas com diretores, produtores, estrelas, agentes, roteiristas, executivos dos estúdios, esposas, ex-esposas e namoradas, esse é o mais completo relato sobre aquele universo comandado por jovens diretores em ascensão. Nunca tantas celebridades falaram com tanta franqueza umas sobre as outras ou sobre drogas, sexo e dinheiro, que levaram muitas ao fundo do poço. É um livro maravilhoso que carrega uma grande parte da história da maior indústria do mundo, é tão real que parece ficção.

Título: Como a geração sexo, drogas e rock’n roll salvou Hollywood | Autores: Easy Riders, Raging Bulls, Peter Biskind | Editora: Intrínseca | Páginas: 576 | Adicione: Skoob.

3.O Clube do Filme (2007, Editora Intrínseca) 

O Clube do Filme - Fonte: Google Imagens

O Clube do Filme – Fonte: Google Imagens

Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está “perdido”, formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema:  de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa de Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick, essas sessões os mantinham em constante diálogo – sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas.

Título: O clube do filme | Autor: David Gilmour | Editora: Intrínseca | Páginas: 240 | Adicione: Skoob. | Compre: Amazon (realizando a compra por este link, você contribui para o crescimento e desenvolvimento do blog ♥).

2.Conversas com Kubrick (2013, Editora Cosac Naify)

Conversas com Kubrick - Fonte: Google Imagens.

Conversas com Kubrick – Fonte: Google Imagens.

Cineasta culto e exigente, senhor absoluto de seu meio de expressão, Stanley Kubrick produziu relativamente pouco: apenas treze longas-metragens em quase meio século de atividade. Foi o bastante para dar ao cinema meia-dúzia de obras-primas em diferentes gêneros, transgredindo sempre os limites destes últimos com seus filmes radicalmente originais, que desconcertam até hoje a crítica e o público. Neste livro, o grande crítico francês Michel Ciment faz o mais completo compêndio crítico da obra do recluso cineasta, unindo textos analíticos a entrevistas e depoimentos do próprio diretor e de seus colaboradores. Seu objetivo, plenamente atingido, é o de mostrar a coerência estética e filosófica por trás de obras aparentemente tão díspares como 2001 e O iluminado, Lolita e Laranja mecânica, Barry Lyndon e Nascido para matar. Em todos eles vibram as tensões entre razão e instinto, ciência e arte, amor e morte que caracterizam a filmografia de um dos grandes artistas do século XX.

Título: Conversas com Kubrick | Autor: Michel Ciment | Editora: Cosac Naify | Páginas: 384 | Adicione: Skoob. | Compre: Amazon (realizando a compra por este link, você contribui para o crescimento e desenvolvimento do blog ♥).

1.História do Cinema – Dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno (2013, Editora Martins Fontes)

História do Cinema: dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno

História do Cinema: dos Clássicos Mudos ao Cinema Moderno

Do cinema mudo, passando pela engenhosidade do cinema sonoro, até as incríveis inovações da era digital, Mark Cousins apresenta um panorama completo e acessível da história do cinema mundial. Nela são desveladas as técnicas, aspirações e invenções de cada época, em diferentes países e por diversos cineastas que sonharam, imaginaram e trabalharam para que sua mensagem e sua estética fossem transmitidas a um público cada vez mais admirado pela sétima arte e pela rica história que ela comporta.

Título: História do Cinema | Autor: Mark Cousins | Editora: Martins Fontes | Páginas: 384 | Adicione: Skoob. | Compre: Amazon (realizando a compra por este link, você contribui para o crescimento e desenvolvimento do blog ♥).


Vocês devem estar se perguntando, ‘mas Fernanda, precisa mesmo de TANTOS livros pra entender cinema?’ Bom, pra quem gosta muito de cinema – eu – não basta ir lá assistir e pronto. Eu gosto muito de estudar o cinema, e fico muito fascinada com o que conseguiam fazer, independente da época. Spielberg é meu ídolo. Se você gosta de cinema, gosta de estudar e quer unir os dois, os livros acima vão ajudar e muito!

Espero que tenham gostado, até a próxima terça <3

TOP COMENTARISTA DE AGOSTO

Fonte: potterish.com

Fonte: potterish.com

Quer ganhar ‘O Livro das Criaturas de Harry Potter‘, publicado no Brasil em 2014 pela editora Galera Record? ♥. Então clique AQUI e saiba como participar! Últimos dias!

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

14 comentários sobre “TOP 5 | LIVROS SOBRE CINEMA

  1. Aline Santos disse:

    Não conhecia essas obras, achei bastante interessante já que adoro cinema, seria mto bacana conhecer esse mundo tão incrível!
    Adorei o post!
    Bjs!

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Oi Aline! Existem inúmeros livros sobre filmes, e alguns até conhecidos, Donnie Darko (da Darkside) por exemplo tem várias curiosidades sobre o filme, a história, além do roteiro do próprio filme. É ótimo pra quem quer começar a ler sobre cinema também. Fico feliz que tenha gostado do post, beijos!

  2. Camila Rosa disse:

    Oiee,
    Gostei muito das dicas, não tinha pensado em ler livros sobre cinema, mas fiquei com tanta vontade de ler e conhecer mais que adicionei todos os livros na lista de desejados no skoob.
    Beijos *-*

  3. Joicy B. disse:

    Gosto de filmes, gosto de livros, mas os dois juntos não sei se me são interessantes. Sempre defendo que é importante saber as histórias das coisas e o porquê delas, então para os que realmente gostam do cinema, é bom para melhor entender. Pra mim é mais uma diversão somente, me interesso pela evolução (provavelmente porque adoro história <3), mas me contento com curiosidades e textos esporádicos, acho que não iria tão longe a ponto de ler todos esses livros.
    Ah, mas totalmente concordo com você, o que eles conseguiam e conseguem fazer é INCRÍVEL (obviamente que com suas tecnologias e ferramentas disponíveis para suas épocas)!!!

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Oi Joicy! Muitos desses livros tem algumas curiosidades bem interessantes, mas realmente vale a pena comprar quem se interessa muito, já que são caros. O que eu te recomendo, já que você gosta tanto de assistir filmes e de algumas curiosidades, é buscar livros fictícios relacionados aos temas, como “Um Amor de Cinema”, é um amorzinho e cheio de referências. Beijos <3

Deixe uma resposta