TOP 5 | FILMES SOBRE HIP HOP

E aí pessoal, como vocês estão?

'The Get Down' Poster Oficial - Fonte: Google Imagens.

‘The Get Down’ Poster Oficial – Fonte: Google Imagens.

Na última sexta-feira (12/08) estreou a série “The Get Down”, a  mais nova obra original da Netflix – e a mais cara também – que conta a origem do hip hop em NY em plenos anos 70, e tem seu roteiro assinado por Baz Luhrmann (Moulin Rouge, O Grande Gatsby), ou seja, a receita completa para o sucesso. Porém, as calças bocas de sino e o cabelo black power vão acabar em 12 episódios e tenho certeza que vocês irão sentir falta da batida do hip hop, e é por isso que aqui vão cinco filmes sobre esse estilo musical pra você matar a saudade.

5. 8 Mile – Rua das Ilusões (2002) 

'8 Mile' Poster - Fonte: Tumblr.

‘8 Mile’ Poster – Fonte: Tumblr.

Aqui temos Eminem como a estrela do filme, no papel de Jimmy, um jovem rapper com crise de identidade que abandonou a namorada grávida, briga constantemente com a sua mãe e é perseguido por outros rappers. Para extrair sua raiva do corpo, ele deposita tudo em um concurso de rima.

8 Mile - Fonte: Tumblr.

8 Mile – Fonte: Tumblr.

A música ‘Lose Yourself’ (que eu amo e sei inteira haha) ganhou o Oscar de Melhor Música em 2003 e foi o primeiro rap a ganhar esse prêmio. Além disso, toda a trilha do filme foi escrita pelo próprio Eminem durante as filmagens.

4. Fique Rico ou Morra Tentando (2005) 

'Fique Rico ou Morra Tentando' Poster Oficial - Fonte: Google Imagens.

‘Fique Rico ou Morra Tentando’ Poster Oficial – Fonte: Google Imagens.

Olha mais um rapper estrela aí gente. 50 Cent é Marcus, um jovem que se envolveu em um tiroteio e que quase morreu. Durante sua recuperação, ele se lembra de sua difícil infância como órfão nas ruas do bairro Bronx – cenário da série ‘The Get Down’ – e em meio a tudo isso, ele tenta colocar tudo que sente na música e conhece um ex-condenado que luta para se tornar uma estrela do rap.

Fique Rico ou Morra Tentando - Fonte: Tumblr.

Fique Rico ou Morra Tentando – Fonte: Tumblr.

Curiosidade ~boba~ o filme é baseado na vida do PRÓPRIO 50 CENT, que coisa não? Além disso, no elenco também temos Terrence Howard, que atualmente está na série “Empire” que mexe com a indústria do rap nos dias de hoje, e que eu recomendo muito!

3. Straight Outta Compton (2015) 

'Straight Outta Compton' Poster Oficial - Fonte: Google Imagens.

‘Straight Outta Compton’ Poster Oficial – Fonte: Google Imagens.

Straight Outta Compton se passa na Califórnia dos anos 80 e mostra a história de cinco jovens e a formação de um dos maiores grupos de rap da história: o N.W.A., que continha em sua formação os rappers Eazy E, Dr. Dre e Ice Cube – pouca coisa, eu sei – e como eles usavam suas experiências pessoais de forma honesta para se rebelar contra o sistema através da música.

Straight Outta Compton - Fonte: Tumblr.

Straight Outta Compton – Fonte: Tumblr.

Apesar de ser um filme recente, SOC tem tudo para ser um dos melhores filmes sobre hip hop da história.

2. Ritmo de Um Sonho (2006) 

'Ritmo de Um Sonho' Poster Oficial - Fonte: Google Imagens.

‘Ritmo de Um Sonho’ Poster Oficial – Fonte: Google Imagens.

Vocês lembram que eu falei do Terrence Howard lá em cima? Pois bem, aqui ele é o protagonista Djay, um rapper que trabalha duro e que sempre tem seus amigos do bairro para ajudá-lo. Quando fica sabendo que um famoso rapper – interpretando por Ludacris – irá se mudar para o mesmo bairro, ele marca então um duelo para ganhar atenção.

Ritmo de Um Sonho - Fonte: Tumblr.

Ritmo de Um Sonho – Fonte: Tumblr.

Para quem assiste ‘Empire’ esse filme é o paraíso, pois temos Lucious e Cookie Lyon atuando juntos e quem não gosta dele juntos? Aqui também temos um Oscar de Melhor Música em 2006 para ‘It’s Hard Out Here For A Pimp’. 

1. Ray (2004)

'Ray' Poster Oficial - Fonte: Google Imagens.

‘Ray’ Poster Oficial – Fonte: Google Imagens.

Apesar de não ser sobre rap/hip hop, é sobre um dos maiores artistas da música negra, do R&B/Soul Music, e querendo ou não, sua música tem influência no hip hop e precisa aparecer. Aqui temos Jamie Foxx atuando com maestria no papel do músico Ray Charles que perdeu sua visão após testemunhar a morte acidental do seu irmão mais novo. Quando descobriu sem talento ao piano, Ray traça seu caminho e explode mundialmente quando incorpora diversos estilos musicais em um só. Porém, nem tudo são flores, além de lutar contra a segregação racial, Ray também precisa enfrentar um de seus maiores problemas: o vício em heroína.

Ray - Fonte: Tumblr.

Ray – Fonte: Tumblr.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado dessa lista  e que ela sirva para que ajudem vocês a conhecer melhor esse movimento cultural e musical tão forte e tão poderoso. Até terça que vem, beijos <3

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

16 comentários sobre “TOP 5 | FILMES SOBRE HIP HOP

  1. Camila Rosa disse:

    Hi,
    Eu ainda não vi nenhum dos filmes citados, mas fiquei interessada em ver, irei dar uma chance a todos, achei super legal o post com as dicas, espero gostar dos filmes.
    Beijos *-*

  2. Jéssica Medeiros disse:

    Fiquei curiosa pra assistir “The Get Down” e “8 Mile”… Vou colocar na minha lista da Netflix pelo menos esse primeiro pra assistir depois e vou caçar o segundo pra assistir também rsrsrs

  3. suzana cariri disse:

    Oi!
    Gostei muito dos filmes, ainda não conhecia nenhum mas pelas historia vários me chamaram atenção, também não sabia sobre a serie The Get Down mas irei ver o trailer para conhecer melhor essa serie e assisto Empire e adoro a serie, o enrendo e bem interessante mas o que me ganhou foi as musicas e principalmente os atores !!

Deixe uma resposta