SÉRIES | ESPECIAL: LIVROS QUE VIRARAM SÉRIES DE TV (PARTE 3 DE 5)

Olá gente, como prometido, voltei essa semana com a parte 3 desse meu especial: Livros que viraram séries de TV! Acompanhem a Parte 1 e Parte 2.

E hoje, me dedicarei a um autor em especial, um dos meus favoritos:

STEPHEN KING

stephen-king

Nascido em Portland, em 1947. Stephen Edwin King, é um escritor de ficção/Horror reconhecido mundialmente, sendo considerado um dos maiores autores de horror da atualidade. Mas seus livros não são apenas de horror, vários de seus títulos mais “leves” ganharam igual reconhecimento e ganharam até mesmo adaptação cinematográfica, por exemplo: Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade (contos retirados do livro As Quatro Estações), Christine, Eclipse Total, Lembranças de um Verão e À Espera de um Milagre.

Suas obras são tão impactantes e reconhecidas, que possuem diversas adaptações como filmes, séries ou minisséries – mas, como eu só falo sobre as séries, vou deixar as outras coisas de lado um pouco -.

Não é de hoje que suas séries são adaptadas para a televisão. A primeira adaptação ocorreu em 1979 do livro Salem’s Lot (A Mansão Marsten) série na qual eu não consegui achar informações.

  • 1991 – Golden Years (Série para a TV, roteiro original). Minissérie de 7 capítulos que foi ao ar pela emissora CBS;
  • 1993 – The Tommyknockers (Os Estranhos). Minissérie baseada no livro de 1987;
  • 1994 – The Stand (A Dança da Morte). Minissérie baseada no livro de 1978;
  • 1995 – The Langoliers (Fenda no Tempo). Minissérie baseada no livro de 1990;
  • 1997 – The Shining. Minissérie, segunda adaptação do livro de 1977 a primeira adaptação é o filme homônimo “O Iluminado”;
  • Storm of the CenturyMinissérie, roteiro original;
  • 2002 – Rose Red (A Casa adormecida). Minissérie, roteiro original;
  • 2002-2007 – The Dead Zone (A Zona Morta). Série para a TV, segunda adaptação do livro de 1979;
  • 2004 – Kingdom Hospital (Reino Hospitalar). Série para a TV baseada na minissérie ‘The Kingdom’, de Lars Von Trier;
  • 2004 – Salem’s Lot (A Mansão Marsten). Minissérie, segunda adaptação do livro de 1975;
  • 2006 – Nightmares and Dreamscapes (Pesadelos e Paisagens Noturnas). Minissérie para a TV, 8 episódios baseados em oito contos, do livro ‘Pesadelos e Paisagens’;
  • 2013-2015 – Under The Dome (Sob a Redoma). Baseado no livro de 2009. Série já comentada no blog, em dois posts AQUI e AQUI.

HAVEN (2010-2015)

hv

Depois de Under the Dome (Sob a Redoma), Haven é o trabalho do King com mais fãs na televisão, levemente “inspirada” no livro Colorado Kid (O Homem do Colorado).

Trata-se da história de uma agente do FBI, que aceita um caso em uma cidade pequena mas, chegando à cidade, ela descobre que o caso não é tão simples quanto imaginava, com um alto teor sobrenatural, a série ultrapassou as expectativas e durou até sua 5º temporada.

tumblr_mhocd4254E1qhiah7o1_500

O livro foi publicado pela editora “Temas e Debates” e, é um daqueles casos raros em que “a adaptação conseguiu ser melhor que o original”. No, livro a história é confusa e não tem final – o que foi atribuído a série – e, deixando assim, o show fechar essa história com chaves de ouro.

msnl1

E assim, termino a parte 3 deste post. Na semana que vem, darei continuidade às obras do mestre King e, falarei das duas minisséries mais recentes!

Beijos, até semana que vem <3

Nina

Nina, 21 anos, Futura Engenheira Civil. Fã da cultura POP, colecionadora de quadrinhos, ama animação mais que tudo e acha que signos servem apenas para mostrar qual seu cavaleiro do zodíaco.

11 comentários sobre “SÉRIES | ESPECIAL: LIVROS QUE VIRARAM SÉRIES DE TV (PARTE 3 DE 5)

  1. Aline Santos disse:

    Oii Nina!
    Acredita que nunca li nenhum livro e nem vi nenhuma série!
    Que vergonha! rsrsrs
    Precisando em atualizar urgente!! Obg pela dicas!
    Bjs!!!

  2. Jéssica Medeiros disse:

    Uau, Nina!! O que eu faço com a curiosidade de assistir as series e filmes que você tem indicado quando minha faculdade ta me entupindo de textos técnicos?? Mais um ai que vai para a minha lista!! Hahaha

  3. Márcia Saltão disse:

    Olá!
    Que ótimo post.
    Amo séries e adaptações.Adorei Rose Red. Assisti todas as temporada de Under the Dome e tenho o livro também. E Haven, amei todas as temporadas e seus personagens. O livro eu não conhecia a capa, apesar de saber o autor, claro. Não sabia que o livro não tinha final. Ainda bem que a série terminou de uma forma legal! Ótimas dicas. Beijos.

  4. Camila Rosa disse:

    Oiee,
    Nossa eu não sabia que o King tinha tudo isso de livro que foi adaptado para série ooowww ele é fera hahaha infelizmente ainda não li nenhum de seus livros, mas irei dar chance a série Haven e Under The Dome.
    Beijos *-*

  5. Bruna Prata disse:

    Under the Dome.
    Tenho sentimentos conflitantes sobre essa série, nunca tive vontade de ler o livro (confesso que a grossura me assusta hahaha). Mas, a série foi meu achado durante a primeira temporada, amei, de inicio ao fim. Dai veio a segunda temporada e tudo começou a desandar, e só piorou com a terceira (graça ao céus, ultima). Nunca odiei tanto o fim de uma série. E infelizmente, isso só fortaleceu a minha vontade de não ler o livro, e, eu posso ta perdendo uma história incrível.

  6. Joicy B. disse:

    Acho os livros do Stephen King, em sua maioria, interessantes, com histórias densas, mas que te envolvem.
    Você falou muita coisa que é novidade pra mim, muitos livros dele eu não sabia que tinham sido adaptados (vamos dizer que eu só sabia da série Under The Dome ><).
    Não estou nem podendo ver novas séries legais (a faculdade não deixa =/), mas é sempre bom anotar na listinha para ver futuramente.
    Eu vejo séries de praticamente todos os estilos, então mesmo que não seja o tipo de série que ando vendo atualmente (o estilo sobrenatural), ainda acho que vale a pena pesquisar mais sobre. Particularmente prefiro quando ele elabora um terror mais psicológico, mas ele consegue desenvolver com maestria até mesmo o "ilógico", embora algumas de suas obras sejam realmente confusas, ou o foi para mim, pelo menos.

    • Nina disse:
      Nina

      fico feliz por seu comentário. e sim, as vezes suas obras podem ser confusa mesmo, é o que aconteceu comigo quando li colorado kid, na primeira vez parecia não fazer sentido nenhum, mas quando peguei para ler após um tempo, caiu como uma luva na minha vida.

  7. suzana cariri disse:

    Oi!
    Ainda não li nada nem assistir a nenhuma das adaptações dos livros do Stephen King, a não ser a série Under The Dome que ainda falta terminar de assistir, mas vejo tantas pessoas falarem sobre seus livros que estou bem curiosa para poder ler algo dele !!

    • Nina disse:
      Nina

      sério? King é indispensável para quem é fã do horror e do sobrenatural. espero que você venha a conhecer mais o trabalho dele. mas fico feliz que voce tenha ficado ansiosa hehe

Deixe uma resposta