SÉRIES | STRANGER THINGS

Opaaaaa, olha eu aqui em mais uma quinta-feira! Gente, aos que estão acompanhando os posts do especial: “Livros que viraram Séries de TV” (AQUI e AQUI), fiquem despreocupados que, semana que vem, eu apareço com a parte 3.  Mas essa semana eu não poderia deixar de falar sobre essa série maravilhosa que conquistou milhões de pessoas em um mês – Isso mesmo gente – HOJE EU VIM FALAR DE STRANGER THINGS!

* para melhor entendimento deste post, leiam o post da terça feira*

3E6gxTW

As referencias da série já começam no titulo, a fonte usada na abertura (e no logotipo), é uma fonte muito comum nos trabalhos mais clássicos (Ex. livros do Stephen King).

Stranger Things (Br: Coisas Estranhas na tradução literal), é uma série de ficção científica e horror que foi produzida pela Netflix e foi ao ar no dia 15 de Julho.  Criada pelos Irmãos Duffer (escritores de alguns episódios de  Wayward Pines.) e produzida por  Shawn Levy.

stranger-things

O show contém – apenas – 8 episódios de 40/50 minutos cada, tem como enredo principal a vivência dos anos 80.

A história começa apresentando os protagonistas da trama: Will, Mike, Lucas e Dustin, quatro garotos que vivem como o completo esteriótipo dos nerds dos anos 80. No começo, já vemos as crianças jogando RPG, e não um RPG qualquer, eles estão jogando: Dungeons Dragons (Br: Dragões e Masmorras). Após o divertido jogo na casa de Mike, os garotos voltam para suas respectivas residências. Will – o mais jovem do grupo – vive com seu irmão Jonathan (Charlie Heaton) e sua mãe Joyce (personagem de Winona Ryder ). No caminho de voltar para casa, ele é surpreendido por uma sombra preta, ele se assusta, larga a bicicleta na floresta e corre para dentro de casa, mas sua casa esta vazia, e assim ele é então capturado pelo monstro.

will-stranger-things

Após o desaparecimento de will, uma criança aparece pela pequena cidade, Eleven é uma garota de 12 anos, que está recém foragida de um laboratório de pesquisas paranormais, a garota foge apenas com as roupas do corpo.

337733

Os garotos – Mike, Dustin e Lucas – montam um grupo de busca para tentar encontrar o amigo perdido mas, o que eles encontram no caminho, é a garota Eleven e, assim a vida deles começa a virar de cabeça para baixo.

5d1e3700-10a2-0134-249e-0e1b1c96d76b

Gente, para quem gosta de coisas mais “nostálgicas” a série será super agradável de se assistir. Ela tem aquele ambiente, jogo de luzes, trilha sonora completa dos anos 80. Logo no primeiro episódio, a referência à Goonies (filme dos anos 80) é clara – em 20 minutos que os garotos apareceram -. Há referências de Senhor dos Anéis, Goonies, Dangeon Dragons, Star Wars, E.T e Conta Comigo.

Mas vamos analisar os fatos:  na maioria dos filmes de aventura dos anos 80, vemos um grupo de crianças “curiosas” como grupo de protagonistas (Goonies e Conta Comigo tem basicamente o mesmo perfil) coisa que acontece na série, então na minha opinião, a referência não é exclusiva dos filmes, e sim uma referencia a escola dos filmes dos anos 80.

stranger-things-bikes

As bicicletas, outra coisa presente em filmes como esses, não poderia faltar na série.

Quem está procurando uma série de terror/horror, não vai encontrar nesta série! O conteúdo está mais para uma mistura de jogos de horror (Ref.: Alone in the Dark, Sillent Hill, Resident Evil), e filmes de ficção científica estilo: Alien, A Experiência

O elenco infantil da série é maravilhoso, contem um pacote dos clichês bons dos filmes e, sem dúvida, quem roubou o coração de todos foi Dustin – o garoto gordinho que é amigo de todos – e a atuação da Millie Bobby Brown como Eleven, é show também, ela consegue transmitir uma onda de sentimentos a um personagem que quase não tem falas.

Mas, ao mesmo tempo que a série é cheia de clichês, no final da trama ocorre um dos maiores plot-twists que eu já vi (eu não direi o que é, pois o spoiler é grande, mas quem assistiu, vai saber do que estou falando).

stranger-things-dyer-heaton

Na minha opinião, a série permite sensações diferentes para diferentes tipos de público. Se você é uma pessoa mais fã de filmes e da cultura nerd, você irá perceber que as referências não são apenas em enredo e fotografia, mas até mesmo nas falas, eu literalmente vibrei quando Nancy disse: “I have a bad feeling about this”, frase que é constantemente dita em Star Wars.

tumblr_njsl46YR7T1shyusgo1_500

Eu não quis pegar na internet a lista de referências. O post, foi feito com basicamente o que eu reparei, como: Poltergeist, Clube dos Cinco, Star Wars, Goonies, Conta Comigo, Senhor dos Anéis (se alguém ficou confuso, os filmes do Senhor dos Anéis é da década de 2000, mas os livros são de 1954), X-men e outros momentos de vários outros filmes, como as cenas dos corredores de escola, o radio toca fitas, festinhas, os cinemas de bairro… Como eu disse antes, um pacote completo de nostalgia e, por último, não posso deixar de falar da trilha sonora da série, casou perfeitamente na história e acabou tendo um papel importante no enredo.

The Clash

The Clash

Então, se vocês adoram essa época e, adoram aventuras vividas por crianças, assistam essa série, ela é recomendadíssima, a Netflix está de parabéns nesta produção, agora só nos resta esperar a próxima temporada 🙁

Beijoos, e até semana que vem ♡

Nina

Nina, 21 anos, Futura Engenheira Civil. Fã da cultura POP, colecionadora de quadrinhos, ama animação mais que tudo e acha que signos servem apenas para mostrar qual seu cavaleiro do zodíaco.

9 comentários sobre “SÉRIES | STRANGER THINGS

  1. Márcia Saltão disse:

    Olá!
    Sou viciada em séries e essa não poderia deixar passar. Pretendo ver esta semana ainda! Adoro esse estilo de filme e por tudo que já li da série, é tudo de bom! Ansiosa! E agora lendo seu maravilhoso post, mais apaixonada fiquei. Ótima dica. Obrigada. Beijos.

  2. Naiara Fidelis da Silva disse:

    Eu preciso assistir esta serie.
    Parece ser o tipo de serie que vai me agradar com certeza, pois é o meu estilo de serie favorito.

  3. Aline Santos disse:

    Oii Nina!
    Tdo mundo flando dessa série! Não vi ainda, vou ter q começar urgente! Parece mto bom , ainda mais com gêneros bons misturados assim!
    Gostei da dica!
    Bjs!

  4. Jéssica Medeiros disse:

    Meu Deus, essa serie me persegue atá aqui!! Ok, ok, eu me rendo de vez… Vou assistir amanhã (eu acho que dá tempo) hahaha
    Não vou mentir, tava ficando meio louca de raiva com todo mundo falando, mas tinha decidido assistir porque soube que a segunda temporada vai ter elementos de Harry Potter e, tipo…. <3

  5. Camila Rosa disse:

    Oiiee, tudo bom?
    Eu já havia ficado curiosa sobre a série, quando a Netflix anunciou o lançamento da série, e assim que lançou veio uma enxurrada de elogios que fez com que minha curiosidade só aumentasse, irie terminar a série que estou assistindo para dar inicio a Stranger Things, tenho certeza que vou amar.
    Beijos *-*

  6. Bruna Prata disse:

    Ahhhhh!!!!
    Essa série, com certeza foi uma das melhores desse ano <3
    Como sou leiga em temáticas de anos 80, não peguei quase nenhuma referencia sobre os filmes que foram colocados, mas isso não impede dessa série está na minha lista de favoritos.

  7. Joicy B. disse:

    Aqui vos fala uma pessoa que mal pode esperar pela segunda temporada dessa série <3 <3 <!
    Tudo acontece de uma forma satisfatória, tem muito mistério e muita coisa para ser respondida (o que me faz aguardar ansiosamente a próxima temporada =P), tem romance, tem amizade, tem referências, tem música, tem comédia, tem nostalgia pra muitas pessoas. Acho que o que tivemos nessa primeira temporada já foi o suficiente para mostrar que a série é boa mesmo!!

  8. suzana cariri disse:

    Oi!
    Estou vendo muitas pessoas falando sobre esse serie o que me deixou bem curiosa para poder assistir, adorei essas referencias que a serie usa e principalmente esse clima de anos 80 que temas, quero assistir ao primeiro episodio para ver se gosto da serie !!

Deixe uma resposta