Filme | Meus Favoritos dos Anos 80

Oi pessoal, tudo bem?

80's movies - Fonte: Tumblr.

80’s movies – Fonte: Tumblr.

Já sabem, toda terça tem filme aqui e eu sempre gosto de trazer um clima de nostalgia, algum clássico, e quer coisa mais nostálgica do que filmes dos anos 80? Não. Fiz esse post inspirado na mais nova série babado do momento, Stranger Things – que eu ainda não assisti – e que trouxe a tona toda essa nostalgia gostosa dos anos 80 que é recheado de clássicos, mesmo para quem não tenha nascido nessa época. Hoje vou falar sobre alguns dos meus filmes favoritos, por isso não é um Top 5.

Clube dos Cinco (1985) 

Clube dos Cinco - Fonte: Tumblr.

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.

Já falei sobre ele aqui, e poderia falar mil vezes pois eu amo definitivamente esse filme. Conta a história de cinco jovens que, após fazerem algumas coisas erradas, estão presos – em pleno sábado – numa detenção na escola, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.

Clube dos Cinco - Fonte: Tumblr.

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.

Top Gun – Ases Indomáveis (1986) 

Top Gun - Ases Indomáveis - Fonte: Tumblr.

Top Gun – Ases Indomáveis – Fonte: Tumblr.

Pete Mitchell (Tom Cruise) é um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer).

Top Gun - Ases Indomáveis - Fonte: Tumblr.

Top Gun – Ases Indomáveis – Fonte: Tumblr.

Eu, você e toda a torcida do Flamengo amamos o Tom Cruise, somente por esse filme, não tem como negar, afinal é ele em um caça (!!!!). Tudo isso ao som da clássica ‘Take My Breath Away’ <3

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Caçadores da Arca Perdida - Fonte: Tumblr.

Caçadores da Arca Perdida – Fonte: Tumblr.

Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos” que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas, como a lenda diz, que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

Caçadores da Arca Perdida - Fonte: Tumblr.

Caçadores da Arca Perdida – Fonte: Tumblr.

Para quem não é muito fã de Star Wars (olá), Harrison Ford ficou primeiramente marcado como nosso querido Indiana Jones – entra a musiquinha – neste longa que é dirigido por Steven Spielberg e produzido por George Lucas, o que não tem como dar errado né?

De volta para o futuro 2 (1989) 

De Volta Para O Futuro 2 - Fonte: Tumblr.

De Volta Para O Futuro 2 – Fonte: Tumblr.

O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.

De Volta Para O Futuro 2 - Fonte: Tumblr.

De Volta Para O Futuro 2 – Fonte: Tumblr.

Apesar do segundo filme da trilogia se passar quase nos anos 90, eu gosto mais do que primeiro (sem julgamentos), além do que, no ano passado trouxe toda uma nostalgia por conta do skate flutuante e o tênis que amarrava sozinho, então como deixá-lo de lado?

E.T. – O Extraterrestre (1982)

E.T. - O Extraterrestre - Fonte: Tumblr.

E.T. – O Extraterrestre – Fonte: Tumblr.

Uma forte amizade surge entre um jovem menino chamado Elliot e um ser de outro planeta, depois que este é esquecido na Terra por sua família. Elliot passa então a protegê-lo a todo custo das pessoas que, seguindo seus rastros, querem capturá-lo para estudos.

E.T. - O Extraterrestre - Fonte: Tumblr.

E.T. – O Extraterrestre – Fonte: Tumblr.

Eu também já falei desse amorzinho aqui no blog, e queria deixar uma dica: se você ta pensando em assistir Stranger Things é bom rever E.T. por conta das referências, beleza?

Footloose ( 1984) 

Footloose - Fonte: Tumblr.

Footloose – Fonte: Tumblr.

Um jovem (Kevin Bacon) da cidade grande se muda com sua mãe (Lee McCain) para o interior. Apaixonado por dançar, ele enfrenta sérios problemas quando o conservador reverendo local resolve considerar a dança como um grave pecado.

Footloose - Fonte: Tumblr.

Footloose – Fonte: Tumblr.

EU AMO ESSE FILME COM TODAS AS MINHAS FORÇAS E NÃO ENTENDO ATÉ AGORA PORQUE FIZERAM UM REBOOT. É só isso, obrigada.

O Iluminado (1980) 

O Iluminado - Fonte: Tumblr.

O Iluminado – Fonte: Tumblr.

A obra prima do horror é dirigida pelo famoso diretor Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) e baseado no livro de mesmo nome do autor Stephen King, o longa conta a história de Jack (Jack Nicholson), um escritor meio falido, que é contratado para tomar conta de um grande hotel em Colorado durante o inverno, levando sua mulher (Sheelley Duvall) e filho (Danny Llyod) junto à ele. Porém, com o hotel fechado, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

O Iluminado - Fonte: Tumblr.

O Iluminado – Fonte: Tumblr.

Isso tudo vocês já sabem, e eu também já falei sobre ele aqui no blog e ressaltei que é um dos meus filmes de terror favoritos!

A Pequena Sereia (1989) 

A Pequena Sereia - Fonte: thevintageloser.tumblr.com

A Pequena Sereia – Fonte: Tumblr.

Ariel é a filha aventureira do Rei Tritão, comandante dos sete mares e, que discorda dos ideais de sua filha. Ela gostaria de conviver com os humanos e conhecer seu estranho mundo. Para isso, ela resolve firmar um pacto com Úrsula, uma bruxa maquiavélica que vê em Ariel a oportunidade de conquistar os sete mares.

A Pequena Sereia - Fonte: Tumblr.

A Pequena Sereia – Fonte: Tumblr.

Animação também conta, por que não? Pra quem não sabe, eu sou a louca da Disney, então sempre vou achar um modo de colocar suas animações no meio das postagens hehe

Batman (1989) 

Batman - Fonte: Tumblr.

Batman – Fonte: Tumblr.

Bruce Wayne (Michael Keaton), ainda quando criança, teve os pais assassinados por bandidos. Já adulto, resolve gastar sua fortuna combatendo o crime de Gotham City. Seu maior desafio aparece quando Coringa (Jack Nicholson), um novo bandido extremamente diabólico, tenta controlar toda a cidade através de um novo cosmético suspeito.

Batman - Fonte: Tumblr.

Batman – Fonte: Tumblr.

O que dizer desse filme maravilhosamente dirigido por Tim Burton, com uma fotografia maravilhosa, um Coringa excelente e um Batman de dar sono que é o Michael Keaton? Apesar disso, acho um excelente filme desse vasto mundo do nosso cavaleiro das trevas.

O Caldeirão Mágico (1985) 

O Caldeirão Mágico - Tumblr.

O Caldeirão Mágico – Tumblr.

Na mítica terra de Prydain, um garoto chamado Taran precisa impedir que o malvado Horned King libere os poderes sobrenaturais de um caldeirão mágico. Para isso, conta com ajuda da Princesa Eilonwy, Gurgi, que é uma engraçada criatura e de um adorável porquinho clarividente.

O Caldeirão Mágico - Tumblr.

O Caldeirão Mágico – Tumblr.

Olha outra animação da Disney aí – sim, é da Disney – e que quase entrou naquele meu post sobre as animações não tão conhecidas <3

Conta Comigo (1986) 

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens.

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens.

O longa, dirigido por Rob Reiner (O Lobo De Wall Street), é narrado por Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor que recorda do tempo em que tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Cada um de seus amigos possui uma personalidade diferente, que irei falar melhor durante a resenha. O que vocês precisam saber é que estes quatro garotos dão desculpas a seus pais dizendo que irão dormir um na casa do outro, enquanto na verdade vão atrás do corpo de Ray Brower, um adolescente que está desaparecido.

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens.

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens.

Pra finalizar a lista, escolhi esse filme – que também já falei sobre aqui no blog – que vai estar muito presente em Stranger Things e que, definitivamente, está em entre os meus filmes favoritos pra vida toda.

Faltou muito filme? Sim, MUITO. Os anos 80 e 90 foram duas das épocas em que mais se produziram esse tipo de clássico, então realmente é muito difícil fazer esse tipo de lista, mas espero que tenham gostado e até a próxima terça <3

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

12 comentários sobre “Filme | Meus Favoritos dos Anos 80

  1. Aline Santos disse:

    Oii Fernanda!
    Eu adorei esse post!
    Lembro de tdos esses filmes a maioria eu já vi e revi umas milhões de vezes…Ooo época boa viiu!!
    Bjs!

  2. Naiara Fidelis da Silva disse:

    Adoro posts relacionados com filme, que por sinal eu adoro passar o final de semana assistindo.

    Acho que desta lista eu já assisti alguns, porém confesso que não lembro do enredo rsrs.

  3. Márcia Saltão disse:

    Oi!
    Que delícia esse post. Adoro filmes e séries e esses que você citou, todos ótimos. Já assisti a todos mais de uma vez, sempre é bom demais. Amo O Iluminado, Top Gun, Indiana Jones e E.T. Parabéns por selecionar tão bons filmes. Beijos.

  4. Jéssica Medeiros disse:

    Os Caçadores da Arca Perdida, A Pequena Sereia, Batman, O Caldeirão Mágico, eu já assisti e adorooo…. O restante entrou na lista (principalmente Ases Indomáveis por causa do Tom Cruise obrigada, de nada kkkkk)

  5. Márcia Saltão disse:

    Oi!
    Ótimo post Adoro filmes e séries e esses que você citou, todos ótimos. Já assisti a todos mais de uma vez, sempre é bom demais. Amo O Iluminado, Top Gun, Indiana Jones e E.T. Parabéns por selecionar tão bons filmes. Muito boas escolhas. Beijos.

  6. Camila Rosa disse:

    Oiie, tudo bom?
    Amei o post, gostei muito das dicas, de todos eu só vi Footloose, A pequena sereia e Batman, fiquei interessa em alguns, como O iluminado, E.T, O Caldeirão Mágico e Conta comigo.
    Beijos *-*

  7. Bruna Prata disse:

    Vendo esse post eu percebi como estou enraizada na era da tecnologia e efeitos especiais, pois dessa lista eu só assisti 2 filmes hahha, fico profundamente envergonhada de não ter assistido o iluminado ainda.

  8. suzana cariri disse:

    Oi!
    Adorei os filmes escolhidos, sempre quis muito assistir Clube Dos Cinco pois vejo muitas referencias a ele em vários outros filmes e series que me deixou bem curiosa para assistir e fui conhecer Footloose recentemente mas ainda não assistir e gosto muito do filme De Volta Para O Futuro e também gosto mais do primeiro !!

Deixe uma resposta