TOP 5 | Animações (quase) não conhecidas da Disney

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu trago mais um TOP 5!

Todo mundo aqui conhece a Disney e, praticamente, cresceu assistindo os clássicos Rei Leão, Mulan (amo/sou), A Bela e a Fera, Tarzan (melhor trilha sonora), entre outros. Mas não é só de blcokbusters que vive nossa querida casa das animações. Hoje, vou mostrar pra vocês as animações da Disney que eu amo e que nem são tão conhecidas assim.

5. Fantasia (1940)

Fantasia - Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Fantasia – Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Este, na verdade, é mais uma obra (linda, por sinal) visual do que um desenho em si. O primeiro Fantasia foi lançado em 1940, que tem a integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: “Toccata e Fuga em Ré Menor”, de Johann Sebastian Bach; “Suíte Quebra-Nozes”, de Peter Llich Tchaikovsky; “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky; “Sinfonia Pastoral”, de Ludwing Van Beethoven; “Dança das Horas”, de Almicare Ponchielli; “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky; e “Ave Maria”, de Franz Schubert.

Fantasia - Fonte: Google Imagens.

Fantasia – Fonte: Google Imagens.

Fantasia - Fonte: Google Imagens.

Fantasia – Fonte: Google Imagens.

Em 1999, foi lançado o Fantasia 2000, que continha as mesmas peças musicais porém com um toque remasterizado da mágica tecnologia. Vale a pena para quem gostaria de ir para um lado mais adulto dos estúdios Disney ou então mostrar músicas clássicas para crianças.

4. Oliver & sua turma (1988) 

Oliver & sua turma - Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Oliver & sua turma – Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Esta animação eu lembro bem dela, eu achava o máximo as músicas e todo o enredo da história, além de ser mais um desenho com animais da Disney (101 Dálmatas ♥). Baseada no livro “Oliver Twist” do autor Charles Dickens,  um garoto abandonado em Londres do século XIX que aqui é um gato na Nova York dos anos 80, que para sobreviver une-se a Esperto, Tito e Einstein, um grupo de cachorros de rua cujo dono é um humano chamado Fagan. Após ser inicialmente rejeitado, Oliver é adotado por Jenny, uma rica e solitária garotinha, que é seqüestrada por um perigoso bandido e seus ferozes dobermans.

Oliver & sua turma - Fonte: Google Imagens.

Oliver & sua turma – Fonte: Google Imagens.

3. As Peripécias de um Ratinho Detetive (1986) 

As Peripécias de um Ratinho Detetive - Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

As Peripécias de um Ratinho Detetive – Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Neste outro desenho underground da Disney, temos Basil, um aspirante à  Sherlock Holmes dos roedores. Ele está investigando o desaparecimento de um homem famoso por fazer brinquedos. Basil acredita que Ratagão, seu arqui-inimigo, pode estar envolvido com o desaparecimento do senhor Flaversham, o fabricante de brinquedos. Durante as investigações, o ratinho descobre que Ratagão planeja sequestrar a rainha e se declarar o rei.

As Peripécias de um Ratinho Detetive - Fonte: Google Imagens.

As Peripécias de um Ratinho Detetive – Fonte: Google Imagens.

Esta animação é bem interessante e, pelo menos eu considero, não muito infantil. Uma vez que há algumas cenas dos ratos fumando, bebendo, além de algumas piadas de duplo sentido. Mas nem por isso eu deixava de assistir quando era criança e considero um dos melhores desenhos da Disney até hoje.

2. Dinossauro (2000) 

Dinossauro - Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Dinossauro – Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Então, vamos lá. Esta, para mim, é uma das animações mais lindas da Disney. Por que? Seu roteiro é muito bem escrito, não tem nada de surreal demais (além de dinossauros falantes), sua fotografia é maravilhosa, e os personagens extremamente cativantes. Conta a jornada do iguanodonte Aladar para encontrar outros seres de sua espécie. Devido a uma série de acontecimentos, o ovo em que nasceu foi separado de sua raça e Aladar precisa agora encontrá-los em meio uma chuva de meteoros flamejantes e cada vez maior escassez de água.

Dinossauro - Fonte: Google Imagens

Dinossauro – Fonte: Google Imagens

Algumas considerações: este filme desencadeou uma paixão louca por dinossauros quando eu tinha 10 anos, eu assistia documentários de dinossauros e vi Jurassic Park mais vezes do que o esperado. Recomendo que assistam o filme dublado, pois a dublagem é maravilhosa (destaque para Fábio Assunção como Aladar) e por último, se alguém souber onde assistir esse filme na internet, por favor me avisa, pois eu só tinha a fita cassete haha.

1. O Cão e A Raposa (1981)

O Cão e A Raposa - Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

O Cão e A Raposa – Poster Oficial. Fonte: Google Imagens.

Eu não lembro direito quando assisti este pela primeira vez (na verdade, de nenhum eu lembro), eu só sei que meu emocional nunca mais foi o mesmo depois dessa animação. Um filhote de raposa órfão e um cachorrinho viram grandes amigos quando pequenos, mas a amizade deles se mostra impossível pois eles pertencem a mundos diferentes, e acabam tomando rumos distintos e se separando pelo destino. Quando adultos, eles se reencontram em uma situação que vai colocar à prova essa bela amizade e que talvez transforme os dois amigos de longa data em inimigos.

O Cão e A Raposa - Fonte: Google Imagens.

O Cão e A Raposa – Fonte: Google Imagens.

Olha, não é por nada não, mas recomendo e muito, que se veja esse desenho tem na Netflix com uma caixa de lencinhos do lado. A história é linda, o roteiro é lindo e eu vou parar por aqui, pois já estão saindo lágrimas dos meus olhos.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Ficou faltando algum desenho? (Sim, ficou, mas o post ia ficar enorme). Então peça uma segunda lista com o seu desenho favorito nem tão conhecido.

Até a próxima terça <3

Participe do Top Comentarista de Maio e concorra ao livro Mentira Perfeita, autografado pela autora, Carina Rissi  😀  | Clique AQUI e saiba como participar!

ecdd2cf48813e1dbc7fbe60ebd26f86a

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

15 comentários sobre “TOP 5 | Animações (quase) não conhecidas da Disney

  1. Jéssica Medeiros disse:

    Dos cinco eu lembro vagamente de ter assistido “Dinossauro”, talvez por ser o mais “novo” da lista hahaha Me encantei por “Fantasia”!! Vou procurar pra assistir <3

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Oi Jéssica! Realmente, aqui só tem filme beeem antigo mas acredito que seja porque hoje a Disney não tem mais espaço para “filmes desconhecidos”, pelo menos as animações. Quando se trata de live action ainda há muitos filmes que as pessoas se surpreendem quando percebem que tal filme é dos estúdios Disney. Beijos <3

  2. crisdesouza disse:

    Olá….

    Mesmo sendo pouco conhecidas essas animações, me recordo de todas!!!! “O cão e a raposa” (Tobi e Dodó) é realmente uma animação linda… Lembro de ter assistido a muito tempo atrás e tinha até um livrinho de historinha desse filme… Nossa, voltei lá atrás agora…. Rsrs…. Amei esse post e com certeza assistirei esse filme novamente para matar a saudade…
    Beijinhos

  3. Aline Santos disse:

    Fernanda!!! Tem como mandar akeles amei milhares de vezes seguidas?
    Eeu sou loucamente louca pela Disney!
    Já tenho uma idade boooa (rsrsrs), mas eu não largo nunca esse meu vicio por desenhos e filmes da disney!
    Já vi tdos esses e não canso de rever novamente!
    Eh um encanto pra alma!!
    Bjs!!!

  4. Lary lima disse:

    Eu tbm não me lembro da primeira vez que assistir eles Oliver e sua turma amava o gato mas sempre tive essa paixão , As perícias de um ratinho detetive realmente não e mt infantil mas no tempo minha inocência era maior pois não ligava se ele fumava ou bebia não via duplo sentido em nada so achava ele mt lgl , Dinossauro me dava um pouco de medo no tempo pra mim eles eram de verdade mesmo kkkkk e triste , O CÃO EA RAPOSA li a resenha a pequena resenha que me trouxe tantas lembranças e confesso que chorei lembrando realmente muito triste e so um desenho mas abala o emocional da pessoa bjs

  5. Flávia Pachêco disse:

    Que sensação de nostalgia!!! Não lembro tudo, mas lembro de ter assistido Fantasia, Dinossauro e o Cão e a Raposa! Provavelmente assisti na escola, mas não me lembro bem. Os outros eu acho que não conhecia não! Disney é disney! <3 Um dos meus sonhos é ir na Disney um dia! Hahaha acho que de todo mundo né hahaha

  6. Tatiana disse:

    Ah que nostalgia! Já vi Dinossauro e O Cão e A Raposa, acho até que tenho fita VHS deste kkkk será que alguém com menos de 16 anos sabe o que é fita VHS?
    Com a internet, também tem um monte de curta metragens da Disney no YouTube. Eu baixei vários uma vez garimpando no Pirate Bay rsrs. Valeu pelas indicações!

Deixe uma resposta