Tag | Começo, Meio e Fim

E aí, pessoal? Começo, meio e fim é uma TAG criada pela Dayane, do blog Letras Eternas. Confesso que essa TAG exige um certo esforço, pois, geralmente, julgamos o livro como um todo, às vezes nos surpreendemos com o final ou achamos a leitura um tanto arrastada no começo, mas julgar cada parte do livro é quase improvável.

IMG_20160425_194955

 

1. Qual livro te conquistou pelo começo?

download

Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita.

Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo é agora um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele achava que conhecia.

Cidades de Papel, John Green. Esse livro começa nos apresentando o cenário principal e os personagens do livro, tudo de uma forma bem sutil e, ao mesmo tempo,  ágil. Logo no começo temos também um plano de vingança que deixa tudo mais gostoso de ler.

2. Qual livro te conquistou depois, pelo meio?

download (1)Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes
que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de
uma jovem com muita imaginação?

A Menina Que Não Sabia Ler, John Harding. A leitura desse livro pode ser um tanto lenta de inicio, mas melhora  e muito. Não entendo porquê esse livro não ficou enormemente conhecido, quando toda a magia da biblioteca acontece, tudo se torna maravilhoso na narrativa cheia de mistérios.

3. Qual livro te conquistou pelo fim?

download (1)O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada…
Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever?
Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos… Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas.
Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.

Twittando o Amor, Teresa Medeiros. Esta obra em forma de tweets não me agradou como um todo, mas a lição que ele passa no final do livro – e que vinha sendo trabalhada ao decorrer do mesmo – é muito boa e nos faz refletir imensamente. Não foi um ótimo livro, mas uma boa maneira de pensar.

Bônus: Qual livro foi perfeito; te conquistou no começo, meio e no fim?

download (2)

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os ‘Jogos Vorazes’, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte.

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

Jogos Vorazes, Suzanne Collins. Distopia considerada favorita por muitos. Jogos Vorazes (estou falando apenas do 1º livro) me encantou desde o inicio com a força de vontade dos personagens e o cenário, distritos e capital, criado para este mundo. Foi puro encantamento do começo ao fim. Infelizmente não posso dizer o mesmo de Em Chamas. Mas, fica a magia do primeiro livro reservada.

Então é isso!

Até breve, até logo.

Participe do TOP Comentarista de Abril clicando AQUI para concorrer a um Box com a Trilogia Legend!

Legend

Ycaro Santana

Baiano, 15 anos, estudante. Quando não me encontrar lendo, verás uma extensão infinita de outras possibilidades envolvendo a literatura, seja escrevendo, acompanhando adaptações ou buscando novas opções para viver. Permaneço em meu mundo particular e, algumas vezes ando por este planeta chamado Terra.

14 comentários sobre “Tag | Começo, Meio e Fim

  1. crisdesouza disse:

    Olá…
    Amei essa tag… Um livro que posso dizer que me conquistou no começo, meio e fim foi “Como eu era antes de você”. Tenho muita vontade de ler “Twittando o amor”… Acho que vou aproveitar a dica…
    Abraços…

  2. Aline Santos disse:

    Olá!
    Aaaah confesso q Cidade de papel me encantou logo de cara, sou mto fã do John, me emociona seus livros e os personagens…
    Não consegui ler os demais ainda… estou mto ansiosa pra começar a leitura dles…
    Adorei o post!
    Bjs!

  3. Vivian Rocha disse:

    Oi Ycaro!
    Li 3 livros dessa tag, gostei de cidades de papel, mas não diria que ele me conquistou pelo inicio, Twintando amor com certeza me ganhou pelo final, assim como jogos vorazes me conquistou desde o inicio até o final. Gostei bastante da tag ainda não a tinha visto por ai 😀
    Bjs

  4. Simone almeida disse:

    Gostei do Tag, principalmente o ponto 2 o que conquistou no meio.Sempre ouvi falar sobre este livro A menina que não sabia ler, mas nunca tive oportunidade de ler :(,mas pela sinopse aparenta ser um ótimo livro

  5. Rissia Ribeiro disse:

    Acho que se eu fosse responder essa tag eu precisaria de pelos menos 2 dias pra poder analisar o livros que já li, acho que se eu fosse citar um livro que me conquistou do inicio ao fim série Cidade dos Ossos ou Percy Jackson e ladrão de raios, histórias bem diferentes mas me conquistaram do começo ao fim ^^

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      É bom uma análise! Eu não tenho muita curiosidade com os livros da Cassandra Clare, mas Percy Jackson é uma série que pretendo começar, tenho receio por o Rick Riordan continuar sempre nessa temática, mas, vamos lá!

Deixe uma resposta