Filme | O Iluminado (1980)

Oi pessoal, tudo bem? Aqui estoy para mais uma terça clássica com vocês!

Poster Oficial - Fonte: Google Imagens

Poster Oficial – Fonte: Google Imagens

O filme da vez é o clássico do terror “O Iluminado” (The Shining), que eu particularmente amo de paixão, assisto sempre que posso e nunca vai deixar de me surpreender. Dirigido pelo famoso diretor Stanley Kubrick (Laranja Mecânica) e baseado no livro de mesmo nome do autor Stephen King, o longa conta a história de Jack (Jack Nicholson), um escritor meio falido, que é contratado para tomar conta de um grande hotel em Colorado durante o inverno, levando sua mulher (Sheelley Duvall) e filho (Danny Llyod) junto à ele. Porém, com o hotel fechado, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

"O Iluminado" - Fonte: Tumblr

“O Iluminado” – Fonte: Tumblr

Eu, sinceramente, não tenho nem palavras direito para falar sobre este filme pois eu amo ele de paixão. A primeira vez que eu o assisti foi com meu pai e confesso, eu não entendi direito. Depois de assistir umas duas vezes foi que me apaixonei de vez e com o tempo esse amor todo só aumentou.  O longa possui um roteiro comprido, meio arrastado em alguns pontos mas nada que prejudique a trama, pelo contrário, quanto mais cenas “comuns”, mais você tem a sensação do isolamento que a família possui e começa a se questionar se tudo aquilo de fato é real, ou assombrado? Os cortes das cenas também ajudam muito nisso, a fotografia do O Iluminado é muito bonita e bem macabra, e é uma das mais marcantes para mim, como a famosa cena das gêmeas ou do sangue saindo do elevador, e até mesmo a icônica “here’s Johhny!” de quando Jack perde de vez a cabeça. Outra coisa que me chama muito a atenção é a trilha sonora, que em sua maioria é composta por sons normais. Lembram-se da famosa cena do garotinho andando pelos corredores do hotel com o som apenas do triciclo? Isso também é muito interessante, pois como várias cenas possui um silêncio assustador, contribui em muito para o gênero do terror psicológico.

"O Iluminado" - Fonte: Tumblr

“O Iluminado” – Fonte: Tumblr

"O Iluminado" - Fonte: AdoroCinema

“O Iluminado” – Fonte: AdoroCinema

"O Iluminado" - Fonte: Tumblr

“O Iluminado” – Fonte: Tumblr

"O Iluminado" - Fonte: Google Imagens

“O Iluminado” – Fonte: Google Imagens

O terror psicológico, infelizmente, vem perdendo espaço nos últimos anos por conta dos grandes blockbusters (Atividade Paranormal) e clichês. Um dos recentes filmes que mexe com a mente, é o longa “A Bruxa” (The Witch) que saiu ano passado e estreou aqui no Brasil em Março deste ano. Estes dois longas não foram feitos para te tirar da cabeça, mas sim para lhe tirar o sono. Confesso que com “The Shining” eu penso mais do que me arrepio, porém com “The Witch” eu saí angustiada do cinema, e decepcionada por ouvir tantas críticas negativas de um filme tão bem filmado, roteirizado e com uma atmosfera de arrepiar e te deixar inquieto na cadeira.

"O Iluminado" - Fonte: Tumblr

“O Iluminado” – Fonte: Tumblr

“O Iluminado” é um dos poucos filmes de terror eu acredito que valham a pena ser revistos, não por ser antigo, pois eu gosto bastante de filmes de horror novos (Invocação do Mal está no meu coração, apesar de me assustar muito), mas sim por ser um dos poucos do gênero psicológico que cumpre o que te propõe. Aqui embaixo irei deixar o trailer do filme, que foi lançado no dia do Natal (super família).

E aí, gostaram? Querem mais filme de terror, querem resenha do filme “A Bruxa”? Já assistiram “O Iluminado”? Me conta tudo aí embaixo e até a próxima terça, beijos! <3

"O Iluminado" - Fonte: Tumblr

“O Iluminado” – Fonte: Tumblr

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

15 comentários sobre “Filme | O Iluminado (1980)

  1. crisdesouza disse:

    Oi…
    Apesar Gostar muito da atuação de Jack Nicholson, nunca assisti “O iluminado”, talvez por não ser muito fã de filme de terror. Mas após ler seu post, talvez eu dê uma chance a esse filme…
    Beijinhos

  2. Lili Aragão disse:

    Eu sou uma medrosa de carteirinha rsr, terror não é o meu gênero, mas ainda assim eu sei que esse filme é um clássico e todos os que curtem esse tipo de filme já assistiram ou devem assistir, Jack Nicholson é um ótimo ator e tenho certeza que vale a pena 😉

  3. Paola Maisi disse:

    Ainda bem que faz um tempinho que vi esse filme, pois se fosse hoje não assistiria, tipo, eu amo filmes de terror porém só quando estou acompanhada e minha mãe odeiaa(sem contar que ela ficou sem dormir vendo a casa de cera) então eu acostumava ver com minha melhor amiga, mas como mudei da Bahia ano passado não tenho mais com quem ver.
    Mas enfim, esse filme é muito bom mesmo, tanto a produção, os atores, o roteiro… Queria saber se o livro também é bom. E sim, seria ótimo resenha de A bruxa, quanto mais melhor hahaha.

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Olá Paola! Realmente ver filmes de terror sem uma companhia é para poucos hahaha. Eu não li o livro, mas conheço pessoas que leram e todos falam que é beeeem diferente do filme porém há quem diga que o filme é 1000x vezes melhor, vai saber né? Beijos <3

  4. Rissia Ribeiro disse:

    Sabe eu nunca assisti esse filme e do jeito que ou medrosa acho que so irei assistir se eu estiver muito bem acompanhada kkk Mas em compensação eu já li o livro e ate falta ler a continuação. Eu relembro de meu irmão ter falado bem desse filme mas agora vendo um post mais aprofundado sobre esse filme acho que vale a pena mesmo assisti-lo quem sabe eu acabe gostando não é mesmo? Ótimo pots.

Deixe uma resposta