Filme | Conta Comigo (1986)

Oi pessoal, tudo bem? Aqui estou, para mais uma terça clássica com vocês!

O filme de hoje é “Conta Comigo” (Stand By Me) de 1986 e é baseado no conto “The Body” do famoso escritor Stephen King, que ao contrário do que muitos irão pensar é um drama e não terror. O longa, dirigido por Rob Reiner (O Lobo De Wall Street), é narrado por Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor que recorda do tempo em que tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell). Cada um de seus amigos possui uma personalidade diferente, que irei falar melhor durante a resenha. O que vocês precisam saber é que estes quatro garotos dão desculpas a seus pais dizendo que irão dormir um na casa do outro, enquanto na verdade vão atrás do corpo de Ray Brower, um adolescente que está desaparecido.

Poster oficial - Fonte: Google Imagens.

Poster oficial – Fonte: Google Imagens.

Eu conheci esse filme através de um canal do Youtube, o Pipocando e acabei me interessando pela história, apesar de achar que seria um filme mais “Sessão da Tarde”, porém, me surpreendi bastante. De fato, o filme não possui um grande roteiro, nada muito complexo mas é uma história muito gostosa de se assistir e é interessante ver a amizade desses garotos que ao mesmo tempo que lutam tanto para superar seus problemas familiares como adultos, conseguem em meio a palavrões e cigarros, manter a inocência infantil.

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens

Falando um pouco sobre os personagens, Gordie é o garoto mais “comum” do grupo, porém seu histórico familiar poderia dizer o contrário. Ele tinha um irmão mais velho, o Denny (John Cusack) que morreu em um acidente de carro, e se antes seu pai já tinha um favoritismo pelo mais velho, após sua morte a situação só se agravou. Apesar dele ser (relativamente) o principal, não me chamou tanta atenção, pelo contrário foi o que “meu santo menos bateu”, pode se dizer. Logo depois, temos Chris que eu vejo como pai do grupo, principalmente de Gordie que é seu melhor amigo dos outros três. Ele está sempre tentando apaziguar as brigas e cuidando dos outros, além de lidar com seus próprios problemas. Teddy é o mais engraçado e problemático do grupo, o mais “zueiro”. Seu pai possui alguns problemas mentais e como em toda cidade pequena, é considerado louco, logo Teddy é o filho do louco e pode se ver que isso o afeta de alguma forma. Vern é de longe o mais bebê, nós não como é sua relação com a família, porém percebe-se que ele é meio mimado.

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens

O modo como o filme foca na amizade dos quatro é muito peculiar e delicado, mostra com frequência essa relação entre a infância e começo da adolescência. em questões técnicas, o filme é bem simples, sua fotografia não é a das melhores e a filmagem é bem Sessão da Tarde mesmo. O que eu mais gostei, foi a trilha sonora, que conta com a música “Stand By Me” do Ben E. King e das poucas aparições do Gordie mais velho como narrador. Ele não menosprezava nenhuma das suas atitudes tomadas na infância, pelo contrário, lembra de tudo como se fosse uma lembrança que nem parecia real.

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens

Em resumo, é um filme super gostoso de se assistir. É um típico filme de domingo a tarde, quando você só quer relaxar.

“Eu nunca mais tive amigos como aqueles que tive aos doze anos de idade. Meu deus, quem tem?”

Conta Comigo - Fonte: Google Imagens

Conta Comigo – Fonte: Google Imagens

E aí, pessoal, gostaram? Deixa aí embaixo seu comentário e o que achou! Beijos e até a próxima! <3

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +
Participe do TOP Comentarista de Março. Clique AQUI para ler as regras.

TopComentaristaMarço

Vamos sortear, juntamente com o blog parceiro “Alice, sou eu!”, a edição de “Lady Midnight” edição B&N, autografada no dia do lançamento + “Cidade dos Ossos & Cidade das Cinzas” edição de colecionador da Galera Record (este não está autografado!). Clique AQUI e saiba como participar!

Sorteio Cassandra Clare

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

16 comentários sobre “Filme | Conta Comigo (1986)

  1. Camila Rosa disse:

    Ola,
    O filme já esta na minha lista de filmes que irei assistir, espero gostar muito dele, vi vários comentários positivos, que bom que gostou do filme, espero gostar também.
    Beijos *-*

  2. crisdesouza disse:

    Olá…
    Confesso que não conhecia esse filme, mas fiquei super interessada em assistir. Adorei a sinopse… Já anotei na minha listinha e vou ver se aproveito esse feriado para assistir.
    Beijinhos

  3. emanoelle souza disse:

    Tu conheceu o filme através de um canal do youtube e eu através do teu blog !rs
    Adoro filmes clássicos e já gostei desse filme, parece ser ótimo, vou assistir e espero gostar.

  4. Cris Setúbal disse:

    Realmente, parece ser um filme bem sessão da tarde, mas adoro filmes leves, especialmente em dias para relaxar. Ainda não conhecia o filme, mas pretendo assistir a qualquer dia desses. Beijo!

  5. Karolyne K. disse:

    Nossa….. faz tempo que assisti esse filme, hein?
    Nem lembrava mais dele… assisti quando passou na tv, e realmente é um filme bem legal de se ver em uma tarde.

Deixe uma resposta