Top 5 | Filmes com mulheres fortes

Oi, pessoal! O post é especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado terça-feira passada (08/03), decidi fazer um Top 5 com as mulheres mais fortes do cinema! Espero que gostem!

Top5_BlogARafaelaGodoy

1. Histórias Cruzadas (2012)

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

A história se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

No filme, além de mostrar o preconceito contra os negros, vemos também as dificuldades encontradas pela personagem de Emma Stone, que por ser mulher, era muito desacreditada no jornalismo. O filme é lindo, mostra as barreiras da época, tão machista e racista, e o que algumas das pessoas daquela comunidade fizeram para combater esses empecilhos.

2. Silêncio Dos Inocentes (1991)

Silêncio dos Inocentes - Fonte: AdoroCinema

Silêncio dos Inocentes – Fonte: AdoroCinema

A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Jodie Foster não é uma atriz de papéis pequenos, todos os filmes que eu assisti com ela, sempre mostraram uma mulher forte e determinada a alcançar seus objetivos. Neste suspense, não é diferente, ela não se deixa abater pelos horrores de Hannibal e não descansa até resolver o caso.

3. O Diabo Veste Prada (2006)

Fonte: 'cinema.uol.com.br'

Fonte: ‘cinema.uol.com.br’

Tem como falar de mulheres fortes, sem mencionar Miranda Priestly? Não, definitivamente, não tem. O longa conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Antes de tudo, gostaria de deixar bem claro que esse é meu filme favorito de todos os tempos. E apesar de eu achar a personagem da Andrea uma pessoa muito corajosa por aguentar tanta coisa da Miranda, ela não é tanto a mulher forte, mas sim a personagem da Meryl (maravilhosa) Streep. Ela é praticamente dona Runaway, dita moda e pode lhe dizer com um olhar que aquele seu vestido que você demorou meses para criar e confeccionar, não vai entrar de jeito nenhum no catálogo da próxima edição. Fazendo tudo isso com dezenas de pessoas querendo derrubá-la, com mais um casamento em ruínas e sem deixar de ser fabulosa.

4. Jogos Vorazes (2012) 

Jogos Vorazes - Fonte: AdoroCinema

Jogos Vorazes – Fonte: AdoroCinema

Nem preciso falar nada, não é? A história de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é conhecida por todos, e ela definitivamente é uma mulher forte. Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Apesar de não ter lido os livros da saga, assisti todos os filmes e Katniss nunca me decepcionou. Apesar de todas as pancadas levadas durante os quatro longas (e olha que não foram poucas), sempre ela tinha o mesmo olhar feroz que mostrava o quanto ela era determinada a salvar seu povo, não importando-se com as consequências.

5. Mulan (1998)

Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

O clássico da Disney foi um dos primeiros que eu me lembro de ter assistido quando era criança, e ainda hoje me emociono sempre que assisto. Quando os mongóis invadem a China, o imperador (Pat Morita) decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, Mulan fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, ela rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, super normal, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam Mushu (Eddie Murphy),um pequeno dragão que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

Mulan definitivamente precisa entrar neste ranking. Ela foi para a guerra sem nem saber segurar numa espada direito mas jamais desistiu, até mesmo quando Mushu (melhor personagem, amo ele) falava que ela tava se metendo numa fria. Uma das cenas mais lindas dessa animação, é quando os mongóis estão em direção do exército chinês e Mulan lança, precisamente, uma bomba neles. Apesar de parecer apenas mais um filme da Disney, é um ótimo jeito de começar a mostrar as meninas das novas gerações que mulheres são bem mais fortes do que imaginam.

E aí, gostaram? Lembraram de outra mulher forte? Deixa aí nos comentários e parabéns para nós mulheres! 💪💪

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +

Participe do TOP Comentarista de Março. Clique AQUI para ler as regras.

TopComentaristaMarço

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

20 comentários sobre “Top 5 | Filmes com mulheres fortes

  1. Marlene Conceição disse:

    Amei o post.
    Eu também amo o filme O diabo veste Prada.
    Ainda ontem eu assistir esse filme, estamos fazendo um trabalho escola sobre os tipos de profissão, e o que você suportaria pelo trabalho dos sonhos, e gosto muito de Mulan também, os outros três filmes ainda não tive a oportunidade de assistir.
    Espero muito em breve poder da uma conferida nessas obras.

  2. Camila Rosa disse:

    Dos filmes citados eu já vi Mulan, O diabo veste Prada e Jogos vorazes, achei bem interessante Historias cruzadas e pretendo assistir, o post ficou super legal e elas merecem estar entre o top 5.
    Beijos *-*

  3. Cris Setúbal disse:

    Adorei a seleção de filmes e por acaso, eu já assistir a todos, exceto Silêncio Dos Inocentes. Mas os meus favoritos são Jogos Vorazes (Ever) e Histórias Cruzadas, e recentemente descobrir que esse último é adaptação de um livro, o que me fez ficar com uma enorme vontade de ler. Adorei o post, beijo 🙂

  4. suzana cariri disse:

    Oi!
    Gostei muito desse post de todos só assisti O Diabo Veste Prada que gosto bastante e concordo com você a Miranda Priestly e mesmo uma personagem muito forte e achei legal a força que o filme explora os sacrifícios que ela teve que fazer, adoro Jogos Vorazes e Mulan e um dos desenhos que mais gosto adoro essa historia e quero assistir Histórias Cruzadas ouvi falarem muito bem desse filme !

  5. crisdesouza disse:

    Amei o post… Desses filme só não assisti “Silêncio dos Inocentes”. Um outro filme que eu citaria com uma mulher forte seria “Divergente” (Tris) que eu também amo essa série… E histórias cruzadas é simplesmente sensacional!!!
    Beijinhos

  6. Karolyne K. disse:

    Mulan é minha favorita <3 Uma das melhores princesas, sempre.
    Histórias cruzadas é fantástico. Todos os filmes citados realmente possuem mulheres fortes.

Deixe uma resposta