Filme | Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Olá pessoal! A dica da vez não é sobre um clássico do cinema, mas sim especial sobre o Oscar 2016.

O filme de hoje é “Spotlight: Segredos Revelados” que estreou ano passado nos EUA e em Janeiro deste ano aqui no Brasil. O longa conta a história real de um segmento de Jornalismo Investigativo do The Boston Globe (um famoso jornal de Boston). O caso começa com uma denúncia de um padre acusado de abusar várias crianças. A partir daí a equipe começa a juntar diversos documentos para mostrar que outros padres fizeram o mesmo e o papel da Igreja Católica em acobertar estes casos.

Poster oficial - Fonte: AdoroCinema

Poster oficial – Fonte: AdoroCinema

O filme é muito bem dirigido e o desenrolar do roteiro da o ar como se o que está ali não fosse apenas um filme, mas quase como um documentário, pois você acompanha todo o processo da apuração dos fatos até o momento em que a reportagem está pronta. Para alguém que faz jornalismo, é um prato cheio e você fica totalmente vidrado e quer pegar todos os detalhes, como se estivesse trabalhando junto da equipe. Para alguém que não é da área, o filme passa a mesma sensação, com um ponto de diferença: a linguagem. Eles usam muitos termos jornalísticos e de outras áreas da Comunicação Social, como clipping e suite que podem deixar o espectador um pouco confuso.

Spotlight: Segredos Revelados - Fonte: AdoroCinema

Spotlight: Segredos Revelados – Fonte: AdoroCinema

531819.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Spotlight: Segredos Revelados – Fonte: AdoroCinema

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a atuação de alguns personagens. Dentre os principais, Mark Ruffallo por representar aquele jornalista que não descansa de jeito nenhum até ter todas as peças do quebra-cabeça no lugar certo e Rachel McAdams, por mostrar aquela jornalista que nunca dá ponto sem nó, nem deixa escapar nada e quando se trata de conversar com as vítimas, sinto que ela é a mais preparada para o assunto. Já entre os atores que interpretam as vítimas, não há como escolher, quando a câmera cortava para eles, conseguia-se ver o sofrimento em seu olhar, outro ponto que dava o ar de documentário.

Spotlight: Segredos Revelados - Fonte: AdoroCinema

Spotlight: Segredos Revelados – Fonte: AdoroCinema

Spotlight: Segredos Revelados - Fonte: AdoroCinema

Spotlight: Segredos Revelados – Fonte: AdoroCinema

O filme é dirigido por Tom McCarthy (O Visitante e roteiro de UP – Altas Aventuras) e tem grande elenco como Rufallo e McAdams, já mencionados, além de Michael Keaton, Liev Schreiber e Stanley Tucci (um dos meus atores favoritos, diga-se de passagem) e ganhou o Oscar 2016 de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Uma das curiosidades sobre a reportagem que é mostrada no longa, é que ela ganhou o Prêmio Pullitzer, um dos maiores prêmios do Jornalismo no mundo, caso você queira ler a reportagem (em inglês).

Menção honrosa:

Não poderíamos deixar de mencionar que nosso querido Leonardo DiCaprio ganhou seu PRIMEIRO Oscar de Melhor Ator, pelo filme “O Regresso”, após ser 12 vezes indicado! Parabéns Leo, nós te amamos <3.

Leonardo DiCaprio - Fonte: Google Imagens

Leonardo DiCaprio – Fonte: Google Imagens

Por hoje é isso pessoal, gostaram? Ficaram curiosos para ver o filme? Fala aí nos comentários o que você achou deste filme e se você acha que ele merecia esses prêmios! Beijos, e até a próxima!

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +

Você já está participando do Sorteio 3 em 1 – Jane Austen? Clique AQUI e saiba como participar!

post-blog

Fernanda França

Fernanda, 19 anos, libriana, praiana e futura jornalista. Apaixonada por escrita, cinema, leitura, playlists, um sorriso aí e fã de Taylor Swift.

30 comentários sobre “Filme | Spotlight: Segredos Revelados (2015)

  1. Aline Santos disse:

    Oiii! Tô mto curiosa pra ver esse filme! Ouvi dizer que eh mto top dmais! Qro conferir em breve!!! Parabéns pelo blog! tô adorando td aki! Bjs!

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Já tava na hora do tio Leo levar um né ? Haha não perca tempo pra ver esse filme e sim, rendeu uma bela história, porém como jornalista não posso deixar de apontar a tristeza que me da, não ver mais grandes reportagens como essa, mas acredito que o filme seja um gancho pra isso! Beijos, Alessandra <3

  2. crisdesouza disse:

    Olá… Ainda não assisti ao filme, mas esse elenco está maravilhoso, e pelo que já ouvi falar, realmente mereceu a estatueta do Oscar… Vou assistir com certeza!!!
    Beijinhos

  3. Dan Igor disse:

    Essa essência jornalistica e documentarista do filme me deixa bastante curioso, a atuação dos envolvidos na trama também parece incrível. Quero muito assistir para, mesmo não sendo expert em cinema, poder tirar minhas próprias conclusões se mereceu o oscar. Abraços 😉

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Dan, não é preciso ser nenhum expert para poder assistir esse filme, o que pega mesmo são os jargões jornalísticos! Mas assista, vem me contar o que achou e se tiver dúvida pode perguntar também haha. Beijos <3

  4. Paola Maisi disse:

    Especial sobre o oscar? Já amei e sei que é bom.
    Já tinha ouvido falar sobre isso no jornal, não sei se o filme tomou como inspiração mas.. Parece que a curiosidade vai permanecer. Com a linguagem eu com certeza ficaria um pouco confusa haha. Mas com toda a certeza vou ver esse filme, parece ser muito bom(só pelo fato de ter ganhado o oscar já o torna bom haha).
    Amei colocar o Leo no fim da matéria haha como dizem: Br sendo br.

    • Fernanda França disse:
      Fernanda França

      Paola, não poderia faltar o Leo nesse post né? Situação histórica! Haha. O filme é bom demais, e trás um debate super relevante. É aquele filme que não é feito apenas para ser visto, mas também para ser discutido. Assiste e depois vem falar pra mim o que achou! Beijos <3

  5. suzana cariri disse:

    Oi!
    Conhecia o filme pelo Oscar e vi que ele tinha ganhando o que me deixou bem interessada para saber mais sobre essa historia e parece que o filme tem ótimas atores e com uma ótima direção o que só me deixou ainda mais curiosa e estava torcendo para o Leo !!

  6. camila rosa disse:

    Nossa o filme parece ser ótimo, irei ver assim que me for possível, estou fazendo faculdade de jornalismo e o filme vai ser ótimo, apesar de que o tema é triste, pois sou católica, mas sei bem que isso acontece, e uhuuuuuu finalmente Leonardo ganhou o tão esperado Oscar.
    Beijos *-*

  7. Lary lima disse:

    Eu me enteressei pelo filme através do Oscar egg parece ser incrível ainda mas com esse Grande ator ‘ Mark mds esse homem quando encorporaaaa um ator ele surpreendente, fora que baseado em fatos reais essa triste história.

  8. Cris Setúbal disse:

    Tô com muita vontade de assistir a esse filme, acho a premissa bem interessante, e se não me engana a história é baseada em fatos reais. E o prêmio do DiCaprio, foi mais que merecido <3

  9. Karolyne K. disse:

    Ainda não vi o filme, mas está na minha lista com certeza.
    E awmmmmmmmmmmmm, Leo <3 Fiquei tão feliz dele finalmente ter ganhado um Oscar. Ele merece.

Deixe uma resposta