Resenha | Para Todos Os Garotos Que Já Amei

E aí, pessoal? Assim que soube do lançamento de Para todos os garotos que já amei, ainda em 2015, sabia que iria amar o livro, tudo isso por conta da maravilhosa escrita da Jenny Han que conheci em Olho Por Olho. Eu não sou o maior fã de “romances românticos”, aqueles focados no desenvolver do amor, mas esta obra me cativou.

download (1)Título: Para Todos Os Garotos Que Já Amei.
Autora: Jenny Han.
Número de Páginas: 320.
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (♥)

Nessa longa história de amor conhecemos a protagonista da história. Lara Jean é uma estudante do ensino médio, uma garota estudiosa com inúmeras qualidades e poucos defeitos aparentes, extremamente tímida e a típica “moça de família”. A vida de Lara Jean e sua família teve uma mudança radical com a morte de sua mãe, anos atrás. Todo o cuidado que a figura feminina mais velha e experiente da casa tinha que ser assumida pelas irmãs Song: Margot, Lara Jean e Katherine ou Kitty. Como função de irmã mais velha, Margot assumiu a grande maioria dos afazeres de casa e liderou a família por um bom tempo. Porém, agora, ela precisa ir para outro país iniciar uma nova fase de sua vida, a faculdade.

maxresdefault

Lara Jean | Fonte: http://www.intrinseca.com.br/

Como irmã do meio, todos os requisitos auxiliares para ser a chefe de uma família são passados para Lara Jean, a garota que nunca consegue se destaca quando junto a irmã mais velha e a doce e frágil menina em comparação a irmã mais nova. Os dias se passam e a despedida chega: é a hora de Margot partir. Em meio a toda insegurança de assumir um cargo importante a família, Lara Jean descobre o seu maior pesadelo: as suas cartas foram enviadas aos destinatários, cartas essas que ela escrevera à todos os garotos que já amou.

“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam, ou pelo menos deveriam.”

Todo o amor que Lara Jean sentiu pelos cinco garotos que passaram por sua vida foi enviado, palavras que não tinham volta, mas os piores acidentes estavam o mais perto possível, cada um com um nome: Josh Sanderson (ex-namorado de Margot) e Peter Kavinsky (o garoto a quem Lara Jean beijou anos atrás).

“[…] Cem anos atrás, caras de dezoito anos lutavam com baionetas e tinham a vida de outras pessoas na mão! Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade. O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?”

Com Margot na faculdade esse não seria o momento certo para declarar amor por Josh, nunca haveria um momento certo, o amor por sua irmã sempre seria maior que tudo, sua família era tudo. Josh e Peter haviam se manifestado sobre a carta, a oportunidade era única, por ter beijado Peter K., Lara Jean pensou que essa seria a sua fuga, e se refugiou de TODOS com um falso namoro beneficente com Peter Kavinsky, o popular do colégio.

Peter é como uma saída de emergência para Lara Jean, o benefício para ele seria despertar ciúmes em sua ex-namorada Genevieve e o dela seria o distanciamento de Josh. Mas é difícil manter um falso namoro por muito tempo, principalmente quando a situação está entre o garoto mais popular e a mais tímida do colégio, tudo se torna um grande desafio. Porém, é difícil se envolver com uma pessoa sem criar algum sentimento, o mínimo que seja. Será que Lara Jean se envolveu em mais uma enrascada?

“O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo.”

Fonte: http://www.intrinseca.com.br/

Sim, eu amo histórias adolescentes e, provavelmente, vou amar para o resto da vida. Para Todos os Garotos Que Já Amei conseguiu me surpreender, mesmo com altas expectativas, com uma história de amor e amadurecimento pessoal, familiar e amoroso. Margot representa muitas pessoas com transição entre a adolescência e a fase adulta, Lara Jean transpira emoções e insegurança do próprio adolescente e Kitty a coragem e a despreocupação de uma criança.

Como era esperado por mim, a escrita da Jenny Han continuou com uma leveza incrível, nos mostrando todos os detalhes e nos passando todos os sentimentos a cada cena descrita no livro sem exagerar e sem fraquejar com a narrativa. E é por isso que este livro se tornou o meu mais novo favorito.

“[…] Cem anos atrás, caras de dezoito anos lutavam com baionetas e tinham a vida de outras pessoas na mão! Eles já tinham vivido muito quando chegavam à nossa idade. O que o pessoal da nossa idade sabe sobre o amor e a vida?”

Continuação de Para Todos os Garotos Que Já Amei. | Fonte: http://www.intrinseca.com.br/

Assim como Lara Jean, escreva a sua própria carta de amor AQUI.

Até logo, até breve.

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +

Você já está participando do Sorteio 3 em 1 – Jane Austen? Clique AQUI e saiba como participar!

post-blog

Ycaro Santana

Baiano, 15 anos, estudante. Quando não me encontrar lendo, verás uma extensão infinita de outras possibilidades envolvendo a literatura, seja escrevendo, acompanhando adaptações ou buscando novas opções para viver. Permaneço em meu mundo particular e, algumas vezes ando por este planeta chamado Terra.

21 comentários sobre “Resenha | Para Todos Os Garotos Que Já Amei

  1. Silviane disse:

    Eu AMO essa dualogia. Sério… ♥
    Adoro histórias ~adolescentes~ mesmo com meus 24 anos de idade. Conforme passava as páginas me identificava mais e mais com Lara Jean, parecia que estava relembrando minha própria vida com ela. Ainda não conhecia a escrita da jenny Han mas já providenciei outros livros da autora. ♥

    Beijos
    Sil – Estilhaçando Livros

  2. Ariane Rodrigues disse:

    Eu já tinha visto a capa do livro e adorei a capa, mas ficava em dúvida se a história seria boa. Que bom que li sua resenha e, por ela ter sido positiva, agora pensaria comprá-lo sem receios. Vou em busca desta leitura!

  3. Isabelly Prado disse:

    Primeiramente, que capa linda é essa ♥. Já amei o livro só por isso haha, e quando li a sinopse assim que estava lançando livro já fiquei instigada pra ler logo, porque estou louca pra descobrir o que vai acontecer quando essas cartas forem entregues. OMG! Nunca li nada da autora, que é muito elogiada, mas acho que essa é uma boa recomendação pra conhecê-la. 🙂

  4. Mônica Navaro disse:

    O livro já tinha chamado a minha atenção por causa da capa, amo capas assim bonitinhas e branquinhas! E quando li a sinopse, fiquei super curiosa! Como as cartas foram enviadas? Quem enviou? O que vai acontecer na vida da Lara? Também quero muito ler esse livro e descobrir como Lara Jean agirá com cada garoto que recebeu suas cartas, deve ser uma situação muito complicada. Mas pior ainda deve ser lidar com essa mentira que ela viverá para lidar com o ocorrido, estou ansiosa também para a continuação.

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      Oi, Bruna. As possibilidades do meu gosto pelo livro eram altas, eu gosto de literatura adolescente e já era apaixonado pela escrita da Jenny. A falta de maturidade dos personagens foi, em minha opinião, muito bem trabalhada para futuramente mostrar todo o amadurecimento. Mas pelo menos foi tudo válido!

  5. Silvana Crepaldi disse:

    Olá, Ycaro.
    Esse foi o meu primeiro livro desse ano e comecei muito bem. Adorei o livro. Ainda não tinha lido nada da autora e adorei a escrita dela. É apaixonante. Quero muito ler o segundo livro porque estou morrendo de curiosidade de saber o que aconteceu. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      Oi, Sil. Eu estava atento para não me render tão facilmente a escrita da Jenny Han, após ler o primeiro livro dela, Olho Por Olho, a paixão era clara, mas a aceitação demorou a chegar. Com Para Todos os Garotos Que Já Amei e P.S.: Ainda Amo Você só veio a comprovação.

  6. Aline Santos disse:

    Oii Ycaro!
    Adorei a resenha! O livro me chama mta atenção, faz tempo q tenho namorado ele pra ler, e ainda não consegui, super curiosa pra ler mais detalhes dessa história linda!
    Bjs!!

Deixe uma resposta