Resenha | Mulheres – Carol Rossetti

E aí, pessoal? Livros com ilustrações não são o meu tipo de leitura favorita, mas é sempre bom sair da zona de conforto e, o melhor ainda, sair com uma beldade em mãos.

10873533_824240674362144_4593084036189581756_o-214x300

Título: Mulheres.
Autora: Carol Rossetti.
Número de Páginas: 160.
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

“O Projeto Mulheres surgiu de forma espontânea e despretensiosa. Meu objetivo inicial era apenas praticar minha técnica com lápis de cor e passar uma mensagem boa para meus amigos que já acompanhavam meu trabalho. Optei por um viés interseccional por ser algo com o qual já me identificava. Eu sempre convivi com uma série de pequenas restrições cotidianas sobre meu corpo e o das tantas mulheres que fazem parte da minha vida, e depois de um tempo isso começou a me incomodar.”

Mulheres é uma obra nacional, escrita e ilustrada por Carol Rossetti, com o objetivo de mostrar e opinar sobre os mais diversos tipos de mulheres. Dividido em corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes, este livro é a favor das causas feministas e, principalmente, da liberdade de expressão.

Fonte: Google Imagens

No ano passado, as ilustrações de Carol se tornaram uma febre, divulgadas, principalmente, por meio das redes sociais. Com ilustrações sem compromisso, a ilustradora conquistou o público e um espaço nas livrarias.

“Existem mulheres negras, brancas, morenas, latinas, asiáticas, indianas, indígenas. Existem engenheiras, donas de casa, prostitutas, senadoras, artistas, executivas, atrizes. Há mulheres cegas, surdas, mudas. Mulheres bipolares, deprimidas, ansiosas. Existem heterossexuais, lésbicas, bissexuais, arromânticas, pansexuais, assexuais. Mulheres cristãs, ateias, budistas, islâmicas. Há mulheres que não são ativistas, que nunca ouviram falar em feminismo, que nunca discutiram racismo. Mulheres que lutam de formas diferentes, a partir de ideias que não conhecemos. Existem mulheres que têm vergonha de compartilhar suas escolhas por medo de serem julgadas. E mulheres que discordam de tudo isso que eu disse até aqui. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas. Minha abordagem será abrangente, convidando todos os que dividem comigo essa ideia de liberdade a celebrar a diversidade do ser humano.”

Como autora e ilustradora, Carol Rossetti nos mostra nas mais diversas situações cotidianas, ou não, preconceito e discriminação contra todos os tipos de mulheres. Sem deixar de lado o seu traço de ilustradora, Carol também propõe várias frases inspiradoras e reflexivas para o combate ao preconceito.

Fonte: Google Imagens

Mulheres é uma prova que a tecnologia pode ajudar bastante em muitas causas sociais, dentre muitos outros assuntos. Afinal, a jornada da autora obteve sucesso com a ajuda do Facebook.

“Não é porque minhas protagonistas são femininas que este é um projeto apenas ‘para garotas’.”

Este livro é totalmente recomendável. Além de possuir uma temática atual e que deve ser debatida, o livro é detentor de uma ótima edição e uma leitura ágil.

30cf67_b2dc3047e22b4e75827c04e3d1f99ba8

Fonte: Google Imagens

“Sou eu quem faço todas as ilustrações, assim como a pesquisa por trás de cada quadro. Mas este projeto jamais teria crescido tanto se não fosse por algumas pessoas maravilhosas que me ajudam!”

Ficou curioso e quer conhecer um pouco mais sobre a autora e suas ilustrações? Então, clique AQUI.

“Este não é um projeto exclusivamente para mulheres, nem unicamente sobre mulheres, nem sobre todas as mulheres ao mesmo tempo.”

Até logo, até breve.

Top-Comentarista-Janeiro-BlogARafaelaGodoy

Você já está participando do TOP Comentarista de Janeiro? Clique AQUI e saiba como participar!
Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagram – Google + – Skoob.

Ycaro Santana

Baiano, 15 anos, estudante. Quando não me encontrar lendo, verás uma extensão infinita de outras possibilidades envolvendo a literatura, seja escrevendo, acompanhando adaptações ou buscando novas opções para viver. Permaneço em meu mundo particular e, algumas vezes ando por este planeta chamado Terra.

36 comentários sobre “Resenha | Mulheres – Carol Rossetti

  1. lary lima disse:

    Gostei da resenha e um tema ja muito abordado dos dias de hoje o femenismo né. Eo tipo de livro que eu leria pois gosto tbm de livros com ilustrações e sempre bom ler e se informa mas ainda mas porque tenho uma opinião diferente sobre o femenismo espero acha esse livro e comprar pra ver minha visão sobre ele mas a resenha parece ser o suficiente deve drrser um bom livro bem argumentativo bjs

  2. Francielle Couto disse:

    Ycaro, eu adorei seus comentários sobre Mulheres. Esse é projeto é incrível e muitas pessoas devem conhecê-lo… e a nossa função é disseminá-lo na blogosfera e incentivar essa leitura que, de uma forma simplista e ao mesmo tempo poética e artística, tem uma essência tão importante para a atualidade. Vivemos ainda em meio a costumes e preconceitos muito bobos, e isso deve ser quebrado aos poucos. Para tanto, tudo é válido. Mulheres veio para isso.

    Adorei!

    Abraços,
    Francielle Couto
    http://www.universoliterario.com.br

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      Fran, é um projeto realmente essencial para a humanidade. Uma disseminação maior da proposta desta obra seria perfeito para conscientizar mais leitores e os alertar sobre tudo o que há de errado no nosso Brasil, nosso mundo.

  3. Dan Igor disse:

    O livro parece ter um trabalho gráfico perfeito, com ilustrações lindas, além de passar mensagens importantes. Mulheres são rainhas e devem ser tratadas como :)) Abraços, adorei a resenha.

  4. Bianca disse:

    Oi Ycaro!!! Estou seguindo o blog, amei o espaço de vocês. Eu já tinha visto alguns posts de divulgação sobre o livro, e já até compartilhei imagens com as frases da autora no meu face, mas não havia comprado por não ter lido nenhuma resenha sobre. Fiquei empolgada e quero ler já!!
    Resenha maravilhosa.
    Beeijos

  5. suzana cariri disse:

    Oi!
    Já tinha visto o livro da Carol Rossetti mas não tinha parado para ver sobre o que era e ainda não conhecia os desenhos da Carol mas adorei os desenhos as frases e com certeza se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

  6. Magiasbook disse:

    Oi Ycaro,
    Já tinha visto o livro na internet,mas confesso que não me aprofundei em saber sobre sua temática.
    E achei bem legal o jeito que a autora expôs suas histórias usando ilustrações ao livro bem interessante os assuntos abordados.
    Abração,
    Magiasbook

Deixe uma resposta