Resenha | O Projeto Rosie

E aí, pessoal? Eu sou o novo colaborador do Blog e venho com a intenção de postar resenhas semanais – todas as segundas-feiras – para vocês. Meu nome é Ycaro, tenho 15 anos e, claramente, sou fascinado pela literatura. Enfim, vamos a resenha?!

Título: O Projeto Rosie.
Autor: Graeme Simsion.
Número de Páginas: 320.
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ()

O Projeto Rosie é um livro que comprei sem compromisso algum. Certa vez o vi em promoção em um site de compras online e, simplesmente, coloquei-o no carrinho de compras. Não sabendo eu a boa carga que estava levando para casa.

Don Tillman não é o tipo de homem que encontramos facilmente nos dias atuais. Com 39 anos, dominador da matemática lógica ou gênio da genética – como preferir -, este peculiar ser humano procura uma mulher perfeita. O leitor é apresentado ao personagem de uma forma inusitada e inovadora e, desde o começo, percebe-se que mesmo sendo um gênio, Don não consegue o mesmo feito em questões sociais, principalmente em relacionamentos.

“Existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamentos amorosos.”

O protagonista do livro sempre conseguiu lidar com todas as situações de sua vida sozinho por conta de um rígido cronograma criado pelo próprio sobre organização e tarefas diárias, sendo elas desde a alimentação, a limpeza e organização da casa. Mas, Don estava precisando de alguém para dividir o seu estilo de vida. Assim foi criado o Projeto Esposa, um método em forma de questionário para encontrar a esposa perfeita, uma mulher inteligente, pontual e dentro dos seus outros padrões do seu mundo.

Fonte: Google Imagens.

Mesmo com várias tentativas frustradas, Don continua esperançoso para a realização do seu projeto. Eis que surge uma bela mulher em seu escritório, Rosie, desorganizada, fumante e com sua própria concepção de moda. O relacionamento entre ambos é completamente engraçado e envolvente, os personagens vão se conhecendo durante toda a trama com uma breve relação de ajuda.

“Ao contrário de Gene e Claudia, e pelo visto da maioria da raça humana, não me afeto emocionalmente com histórias de amor. Parece que não sou programado para esse tipo de reação.”

O Projeto Rosie é um romance bem leve, mas com uma proposta do entendimento humano bem sutil como pano de fundo. O autor nos mostra como existe diversas qualidades e defeitos espalhados por todos os seres humanos e, de certa forma, acreditamos um pouco mais na humanidade após essa leitura.

Rosie, sem sombra de dúvidas, foi a minha personagem favorita durante toda a narrativa, ela nos mostra seus defeitos em sua primeira aparição e conquista o leitor a cada página sempre com seu bom-humor e jeito próprio de conduzir a vida.

Fonte: Google Imagens.

Graeme Simsion é detentor de uma escrita simples, mas extremamente envolvente. Os personagens são descritos com uma perfeição peculiar e encantadora. Gostei bastante do livro, tanto é que se tornou um dos meus favoritos.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o livro pode esperar pois este ano haverá uma adaptação da obra para os cinemas. Tudo indicava Jennifer Lawrence como Rosie, mas o contrato com a atriz foi cancelado. Outra curiosidade sobre o livro é a sua continuação – totalmente desnecessária – The Rosie Effect que, provavelmente, não será lançada no Brasil – e nem precisa.

Até logo, até breve.


Top-Comentarista-Janeiro-BlogARafaelaGodoy

Você já está participando do TOP Comentarista de Janeiro? Clique AQUI e saiba como participar!

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagram – Google + – Skoob.

Ycaro Santana

Baiano, 15 anos, estudante. Quando não me encontrar lendo, verás uma extensão infinita de outras possibilidades envolvendo a literatura, seja escrevendo, acompanhando adaptações ou buscando novas opções para viver. Permaneço em meu mundo particular e, algumas vezes ando por este planeta chamado Terra.

20 comentários sobre “Resenha | O Projeto Rosie

  1. lary lima disse:

    Oi oi ^^ mds amei a resenha bem diferente ne um homem que proucura a mulher perfeita ao ponto de vista dele e encontra rosie totalmente o oposto do que ele é kkkkkkkkk assim que e bom ja pensso até no filme amo o blog bjs

  2. Dan Igor disse:

    Oi, Ycaro! adorei sua resenha! Sempre ouço falar bem desse livro, mas nunca o li. Tem uma premissa bem diferente e o autor parece escrever muito bem, de um modo juvenil e simples. A história parece ótima, assim como a construção dos personagens. Adorei, abraços.
    bookdan.blogspot.com

  3. Estefany disse:

    Esse é um dos livros que marquei na minha listinha de leituras para 2016, principalmente por conta da capa que achei incrível. E agora a partir da sua resenha farei o possível para comprar, pois adorei a proposta. Parabéns *-*

  4. Alisson Gomes disse:

    Oi Ycaro!!
    Ah algum tempo venho querendo ler esse livro, mas ando sempre deixando para depois, adorei a resenha, acabou aumentando minha vontade pela leitura, a última resenha que li não foi tão legal rsrs
    Estou muito afim de ver o filme e acredito que só vou ler o livro depois do mesmo e mesmo assim se eu me agradar do filme!!
    E olha eu acredito que se a sequencia realmente sair, ela será lançada aqui no Brasil sim!! Não julgue o livro tão cedo, as vezes as sequencias são boas!!

    Xo
    Alisson
    http://re-viewx.blogspot.com.br

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      Oi, Alisson. Dê uma chance à ele mesmo porque vale a pena. O filme está sendo igualmente aguardado por mim e eu espero que o mesmo consiga de agradar. Se a continuação for publicada vou pensar em ler, sim. Haha. Abraços!

  5. suzana cariri disse:

    Oi!
    Parabéns pela resenha Ycaro, já tinha visto esse livro varias vezes mais essa e a primeira resenha que leio dele e não tinha ideia do que falava a resenha me surpreendeu positivamente e gostei bastante da historia, se tiver oportunidade quero ler !!

  6. Lost Words disse:

    Oie Ycaro, seja bem vindo, já vi que tem talento para resenhar *-*
    Já vi vários comentários positivos, mas nunca fui atrás para saber do que se tratava o livro, é bem diferente do que imaginei, vou tentar ler antes de sair a adaptação para o cinema, e que pena o contrato com a Jennifer ter sido cancelado, ela sempre combina com todos os papeis que faz ♥. Referente a sua resenha, achei interessante o modo do personagem achar uma esposa, e acho que vou me identificar muito com a Rosie kkkk.
    Beijos, e muito sucesso aqui no blog 😀
    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

    • Ycaro Santana disse:
      Ycaro Santana

      Obrigado <3. Eu não sabia nada sobre o livro antes da leitura também, mas felizmente minhas expectativas depositadas – por conta da bela capa, confesso – foram altamente correspondidas. A JenLaw ficaria perfeita como Rosie.

Deixe uma resposta