Gêneros Literários | Young Adult

Oi leitores, tudo bem? Hoje trago a definição de mais um Gênero Literário para vocês.

Literatura Young Adults, abreviada como YA (jovens adultos no português), pode ser definida como literatura para pessoas de 14 a 21 anos (isso não é uma regra, apenas uma classificação). por deixar de lado a ingenuidade dos protagonistas e concentrar-se em temáticas mais adultas não se iguala a literatura infanto-juvenil.

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Aplica-se em Literatura YA gêneros comuns de outras vertentes, tais quais: Romance, Terror, Ficção, Ficção Científica, Fantasia,Aventura, Contos, entre outros.

Os personagens principais são adolescentes e os temas abordados incluem: Identidade, Sexualidade, Depressão, Suicídio, Abuso de Drogas,Relacionamento Familiar, Relacionamentos Amorosos, Status social, Bullying e muitos outros, normalmente retratados de forma conflituosa, por exemplo: Divórcio dos pais, falta de popularidade na escola etc. Costuma ser presente o senso de humor (seja irônico ou simplesmente engraçado), estilo de escrita claro, e utilização de gírias com frequência. Pode ser escrito em primeira ou terceira pessoa.

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Alguns Autores e Livros:

Meg Cabot com a série “O Diário da Princesa“:

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Stephenie Meyer, com a série “Saga Crepúsculo“:

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Rick Riordan, com a série “Percy Jackson & os Olimpianos“:

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

J.K. Rowling, com a série “Harry Potter“:

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Suzanne Collins, com a série “Jogos Vorazes“:

Trilogia-Jogos-Vorazes.blogarafaelagodoy

Entre outros.

Então é isso. Você já leu algum YA? Deixe sua resposta nos comentários!

Beijos ♥

TopComentaristaNovembro_blogarafaelagodoy

Clique AQUI para participar!

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +

 

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

13 comentários sobre “Gêneros Literários | Young Adult

  1. lary lima disse:

    Nossa não sabia disso RS mas já li quase todos acima só não li diário de uma princesa RS gosto MT das gírias nos livros na verdade me identifico mas e alguns palavrões kkkkkkkkkk mas gostei muito do post de hj ❤ muito interessante.

  2. Aline Rodrigues Teixeira disse:

    Olá Rafaela. Esse é meu gênero favorito, pode parecer que gosto de um draminha adolescente e acho que realmente eu ainda tenho alguns conceitos dessa fase que não me deixaram totalmente. Adoro a perspectiva na qual essas histórias são contadas, é geralmente em uma fase de novas descobertas, onde os personagens estão descobrindo o que querem da vida e gosto disso.. Em contrapartida também adora eróticos, para dá mais uma diversificada. Eu me considero bem eclética com relação à livros, tirando o gênero terror, é claro!

  3. Letícia Souza disse:

    Oie
    Eu não sou muito fã de YA,não gosto de personagens muito jovens então prefiro os New Adults,esses sim são praticamente 80% das minhas leituras e dos meus livros.Acho que o YA que mais gostei foi A culpa é das estrelas e teve mais alguns que li mas não me agradaram muito.

Deixe uma resposta