Autores | Mauricio de Sousa

Olá leitores queridos, tudo bem com vocês?

Hoje eu venho homenagear um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica, que fez parte da minha infância e que admiro muito, Mauricio de Sousa ♥

Ontem, 27 de Outubro, o Mauricio completou 80 anos de idade. Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio de Sousa viveu num ambiente cercado de arte, pois seu pai era poeta, compositor e pintor, e sua mãe poetisa, sua casa sempre esteve cheia de livros, permitindo um ambiente bastante cultural.

TurmadaMonica_BlogARafaelaGodoy

Fonte: turmadamonica.uol.com.br

Fonte: Google Imagens

Fonte: Google Imagens

Queria viver profissionalmente do desenho, e para isso em 1954 começou a procurar emprego de desenhista em São Paulo, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã. Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, quando uma história do Bidu, sua primeira personagem foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/

Bidu.

Bidu é o cãozinho de estimação do Franjinha. E, apesar de quase sempre acompanhar as aventuras da Turminha, tem suas próprias histórias também, nas quais adora filosofar, conversar com objetos – como a Dona Pedra – e outros animais.

Sua maior dificuldade é conviver com o Bugu (um outro cachorrinho), que vive querendo tomar seu lugar na história, mas que, no final, sempre tem que dizer “Adeus, mamãe”! Fonte.

..

Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d’O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.

monica_BlogARafaelaGodoy

Fonte: http://turmadamonica.uol.com.br/

 Mônica.

É a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. É uma garotinha esperta e cheia de personalidade, que vive pra cima e pra baixo de vestidinho vermelho e agarrada ao seu coelho de pelúcia, o Sansão.

Para criá-la, em 1963, Mauricio se inspirou em sua própria filha, que na época demonstrava uma forte personalidade. A menina era gorducha, dentuça e de baixa estatura, características que também foram transferidas para sua criação de forma caricata e exagerada, assim como sua personalidade forte e briguenta. Mônica estreou nas tiras de jornal do Cebolinha e teve sua primeira revista publicada em 1970. Fonte.

FilhosdoMauricio_blogarafaelagodoy

Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os Vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo, que fechou em fevereiro de 2010. Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.

Fonte: Google Imagens

De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril, porém a partir de janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Fonte: Google Imagens.

Fonte: Google Imagens.

Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio; Mônica é responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados, Magali colabora como roteirista e Marina ajuda na criação de novas histórias. Fonte.

Conta pra mim, Mauricio de Sousa fez parte da sua vida? Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho deste grande artista 😀

Beijinhos.

Sorteio_Trilogia_JogosVorazes

Para saber como participar, clique AQUI.

Acompanhe o blog nas Redes Sociais: FacebookTwitterInstagramGoogle +

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

16 comentários sobre “Autores | Mauricio de Sousa

  1. Jéssica Maria disse:

    Adorei o post ,tmb adoro os quadrinhos do Maurício de Sousa ,acho que foi os primeiros quadrinhos que eu li ,e até hj gosto bastante ,e sou mega apaixonada pela turma da Mônica .
    E de novo ,adorei o post <3 <3

  2. emanoelle souza disse:

    Parabéns a Mauricío de Sousa. muitos anos de vida!
    aprendi a ler com as revistinhas da Turma da Monica que minha vó comprava toda semana para eu ler.Amei o post do dia.

  3. Ycaro Brito disse:
    Ycaro Brito

    Rafa, é impossível negar o amor por Mauricio de Sousa. Quem nunca leu um gibi, ou seque folheou, da Turma da Mônica?! Eu era fascinado neste mundo todo, e leio alguns atualmente também. O autor e desenhista me encanta com o jeito de expressar os sentimentos pelas ilustrações, seus traços de desenho são lindos. Estou gostando muito também destas HQs do autor, como Laços.

  4. Vitor Leonardo disse:

    Quem não ama esses e outros personagens criados por Maurício de Sousa? Cada qual com seu jeitinho que encanta ao público, suas histórias divertidas, situações críticas, aventuras e tudo o mais, Maurício criou um mundo encantador com sua história, e como já disseram: Quem nunca leu ou folheou algum gibi da Turma da Mônica?

  5. Alessandra Fernandes disse:

    Rafa, adorei conhecer um pouquinho mais deste grande artista. O admiro muito. Não sabia que seu primeiro personagem foi Bidu, esse cãozinho super simpático e fofo. Sou suspeita em falar de suas histórias, já que eu cresci lendo seus quadrinhos. Confesso que os leio até hoje, mas como eu cresci com a turma, hoje eu leio a turma da Mônica Jovem, e sou completamente apaixonada.
    Amei o post <3
    Bjs!

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Oi Alessandra, somos muito parecidas, rs…
      Eu também não tinha ideia de que o primeiro personagem do Mauricio foi o Bidu, achei essa descoberta fantástica.
      E, assim como você, por ter crescido lendo Turma da Mônica, hoje prefiro a Turma da Mônica Jovem, morro de amores…
      Beijos.

Deixe uma resposta