Cotidiano | Meus Hábitos de Leitura

Oi leitores, tudo bem? Hoje eu vou apresentar para vocês Meus Hábitos de Leitura .

Cada pessoa é diferente da outra. Todos nós temos hábitos diferentes quando o assunto é a leitura. O post de hoje será em forma de perguntas e respostas, que eu vi no blog Borboletas na Carteira, e achei interessante responder para vocês aqui no blog. Então vamos lá…

HábitosdeLeitura_aRafaelaGodoy

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo).

Sinceramente? O dia inteiro. Quando estou em casa, dou preferência para ler a noite, antes de dormir. Você sabia que ler antes de dormir melhora o sono e diminui o estresse? Você tem dificuldade de se desligar dos problemas e, por isso, demora a pegar no sono? Ou costuma ter noites agitadas e, mesmo depois de passar um bom tempo na cama, acorda cansado? Pois é bem possível que, ao adotar o hábito de ler, um pouco antes de dormir, você consiga relaxar mais. Veja a matéria completa aqui.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Sim, eu prefiro. Não consigo me concentrar em mais de um livro por vez. Prefiro ler um por vez e assim, me dedicar a ele. Quando eu começava a ler 2 ao mesmo tempo (nunca comecei mais de 2 livros por vez), acabava abandonando um deles para ler o outro por isso, leio apenas um por vez.

3. Qual seu lugar favorito para ler?

No meu quarto. É o cômodo da minha casa que tem a melhor iluminação. Tem a minha cama, meu travesseiro, meu maior conforto. Quando estou no quarto me preparando para ler, esqueço dos problemas do dia-a-dia e me dedico ao livro que estou lendo. Nada melhor do que ler e um lugar tranquilo se ser incomodado por ninguém né? 

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Dou preferência ao livro primeiro, mas nem sempre é possível ler o livro antes e acabo assistindo ao filme para depois ler o livro, se eu gostar da estória, claro.

5. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico).

Sempre preferi o livro físico, não resisto a cheiro de livro novo. Nem sempre é possível levar o livro físico para todos os lugares que vou, nessas horas, levo o meu ereader comigo ou então leio pelo próprio celular. Nunca gostei de áudio-livro. O importante é ler e hoje em dia, só não lê quem não quer.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Eu tinha, só conseguia ler enquanto estivesse escutando música porém, esse habito mudou. Você sabia que ler é uma ótima forma para treinar a concentração? Isso porque ao ler, principalmente em lugares públicos, você acaba forçando a sua mente para não perder o raciocínio com o barulho. Como mencionei nesse post aqui. Hoje, consigo ler melhor em locais públicos, quando me perco, volto o parágrafo e leio novamente e assim vou treinando o meu cérebro a se concentrar 100% no livro.  😀

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Na minha opinião, precisam combinar sim! Imagina se as capas de uma série não combinarem, perderá a graça e não vai parecer com uma série, não é verdade?

Bom, estes são os meus hábitos de leitura, quais são os de vocês? Deixem suas respostas no comentário deste post.

Lembrando que, Este post participa do Sorteio Top Comentarista de Outubro, CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Sorteio_Trilogia_JogosVorazes

Acompanhe o blog nas redes sociais, assim você sempre estará atualizado: FacebookTwitterInstagramGoogle +.  😉

Super beijo  😉 

 

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

21 comentários sobre “Cotidiano | Meus Hábitos de Leitura

  1. Jéssica Maria disse:

    Não tenho muito o q responder ,pois suas respostas me definem ,hahahaha
    Tmb já comecei a ler dois livros ,um físico e um e-book ,mas n deu muito certo ,eu acabei gostando mais de um e tmb abandonei o outro.

  2. Mariele Antonello disse:

    Achei super interessante esse post, me identifiquei com diversas respostas suas, só não me identifiquei muito com a pergunta Você tem algum hábito exclusivo ao ler? Pois não curto muito ler escutando música, pois me desconcentro muito, por que acabo prestando a atenção na letra da música também. Adorei esse post.

  3. Amanda Lopes disse:

    Oi, Rafa!
    Me identifiquei muito também. Prefiro mil vezes os livros físicos (Adoro uma livraria) e quanto ler em público, ainda preciso praticar um pouco, já que sou distraída por natureza haha

    Até logo.

  4. emanoelle souza disse:

    não tem coisa melhor do que ler em um lugar tranquilo que é o próprio quarto, me identifiquei bastante com suas respostas.também sou 100% livro físico!

  5. Ycaro Brito disse:
    Ycaro Brito

    Rafa, é notável que os seus hábitos de leituras são bem compatíveis com os nossos, leitores do Blog. Não pude deixar de ficar surpreso com a relação entre a leitura e um melhor sono. Gostei muito de saber. Livro físico ♥. E, série precisa combinar, não é mesmo?!

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Oi Ycaro, imagina se as séries não combinassem, acho que nem dá pra imaginar, rs.
      É tão bom ter o livro físico né? Folhear as páginas, sentir o cheiro do papel (sou viciada em cheiro de livro!).
      Beijos.

  6. Vitor Leonardo disse:

    Olha se eu ler antes de dormir me dá sono, acordo com o livro caído sobre mim hahaha de resto temos os mesmos hábitos! Ah e nada melhor que o livro física, me prende mais do que outras formas.
    Gostei do post 😉

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Ai Vitor, já perdi a conta de quantas vezes deixei o livro cair na minha cara, faz parte. Ainda assim, prefiro ler antes de dormir, me ajuda a relaxar e ter um sono melhor…
      Com certeza o livro físico é o melhor. Para colecionar então, amo! Beijos.

  7. Alessandra Fernandes disse:

    Nossa Rafa, seria errado eu dizer que eu tenho os mesmos hábitos que você? Pois gosto de ler no fim da tarde e principalmente antes de dormir, esse costume me dar um sono mais tranquilo. Também preferido o conforto de meu quarto do que qualquer outro lugar, apesar que de vez em quando fico na área perto da sala nos dias mais frescos. Já sobre o filme, hoje estou preferindo assistir depois de ler o livro, pois como vejo muitos spoilers, acabo desanimando com a leitura por já saber o que acontecerá (só os livros de Nicholas que arrisco os dois). E seu hábito é incrível!! Também o tenho, começou quando nosso professor nos obrigava a responder questões com um rock da pesada na sala kkkk, mas hoje vejo o quanto isso me ajudou e é importante.
    Amei saber um pouquinho sobre seus hábitos 😉
    Bjs!

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Oi Alessandra, como somos parecidas!!!
      Acho muito legal ler um livro ouvindo música, me desliga do mundo para me jogar de cabeça na leitura.
      Caramba, estudando com um rock da pesada? Precisava de um professor assim, hahaha…
      Super beijo.

  8. Tatiana disse:

    Temos respostas parecidas, rsrs. De diferente, eu não tenho um lugar favorito pra ler… em casa, leio na sala ou no quarto, mas também adoro ler ao ar livre, tomando o “solzinho da vitamina D”, hahaha! E bibliotecas, outro lugar que adoro, mas faz mais de ano que não entro em uma.
    Ainda não testei audiolivros porque gosto de ler, é como absorvo melhor as informações. Mas penso em começar a ouvir para treinar a concentração. Já ouvi uma booktuber dizendo que eles também são úteis pra treinarmos a compreensão de outros idiomas.
    Rafa, você tem o hábito de marcar o livro? Anotar nele ou marcar trechos importantes/interessantes? Eu não consigo, haha! Uso post-its e marcadores, mas não escrevo nada nas páginas do livro. Minha mãe já é desapegada, risca e escreve, fico pra morrer! Kkkkkkkkk
    Beijo!

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Oi Lays, sempre dou um jeito de ler em todos os momentos que não estou fazendo nada…
      Ler é maravilhoso e sempre coloco uma meta maior que o mês anterior, para conseguir ler mais livros em menos tempo, por enquanto estou lendo bem devagar, mas isso vai mudar!

      Beijos.

Deixe uma resposta