Gêneros Literários | Chick Lit

Oi leitores, tudo bem? Como passaram o fim de semana? O meu foi super agitado, estou moída mas muito feliz e em breve trarei novidades para vocês, aguardem!! ♥

Hoje estou aqui para apresentar um gênero literário – para quem ainda não conhece ou têm dúvidas sobre tal gênero – e para quem conhece também, a Chick Lit.

livros

A Chick Lit é o gênero literário moderno direcionado para as mulheres, mais conhecido como ‘literatura de mulherzinha’; ela teve como pioneira a personagem inglesa Bridget Jones, personagem principal do livro ‘O Diário de Bridget Jones’, escrito por Helen Fielding em 1996. | Adaptação: O Diário de Bridget Jones (2001).

As histórias tecidas em torno desta figura feminina típica do mundo pós-moderno, livre, inteligente e ousada, deram origem a uma modalidade mais atual do universo literário que tem como público-alvo as mulheres. Na época o sucesso do filme foi tanto que ele chegou a ter uma indicação ao Oscar, que não cultiva a tradição de escolher papéis engraçados para um prêmio do porte de melhor atriz.

O-diário-de-Bridget-Jones

Apesar de ser vista pela crítica com um certo viés preconceituoso, por sua ênfase no mero divertimento e algumas vezes no consumismo desenfreado, como em Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, da escritora Sophie Kinsella, a Literatura Chick Lit apresenta um enredo ágil, de fácil digestão, engraçado e cativante; e mais, sem nenhuma pretensão a não ser a de entreter o leitor. | Adaptação: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009).

Confessions-of-A-Shopaholic

O charme da chik lit começa no design da própria capa, a qual atrai irresistivelmente a atenção do leitor que busca um livro nas prateleiras; ela é normalmente impactante, em tons avermelhados intensos ou rosados cintilantes, o que já revela a intenção de quem o escreveu, direcioná-lo ao gênero feminino. O que, porém, não exclui os garotos de sua leitura.

Sophie-Kinsella-todos-os-livros

Livros-bridget-jones-em-pdf

A principal característica da Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno. A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio.

Algumas autoras do gênero:

Fonte de pesquisa: Aqui e Aqui.

Para quem ainda não conhecia, agora vocês conhecem. Espero que tenham gostado. Beijos! :-*

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

29 comentários sobre “Gêneros Literários | Chick Lit

  1. Tatiana disse:

    Já li Melancia, da Marian Keyes, e quase todos do Diário da Princesa, da Meg Cabot. Confesso que tenho preguiça da Sophie Kinsella, algo na sinopse dos livros dela me lembram uma mulher compradora compulsiva e eu não consigo enxergar uma história interessante nisso. Hihi
    Melancia eu achei ruim, mas gostei dos diários da princesa. Nem sei se Diário seria chick lit hoje em dia, tá mais pra leitura pra adolescente, a Mia tem mais esse estilo.
    Ainda que chick lit esteja um pouco batido, quero ler Emily Giffin, tá na minha lista há um tempinho, e O Diabo Veste Prada, minha mãe comprou há um tempão, leu e eu até hoje não li rs.

    • Rafaela Godoy disse:
      Rafaela Godoy

      Tati, eu quero muito ler O Diário Veste Prada, já assisti ao filme diversas vezes, mas o livro que é bom, nada, hahaha. Emily Giffin eu não conheço também. Agora fiquei curiosa para conhecê-la. Beijos.

  2. Ycaro Brito disse:
    Ycaro Brito

    Oi, Rafa. Não leio muitos livros do gênero, mas não por querer, e sim por falta de opção, pois o mesmo gênero me agrada bastante, dando destaque à seus pontos humorísticos e de fácil leitura. Mesmo com a maioria de seus livros serem voltados para mulheres, já consegui identificar algumas leituras rentáveis do gênero. Um livro que estou curioso para a leitura é Fiquei Com Seu Número.

  3. Alessandra Fernandes disse:

    Oi Rafa! Gosto bastante de Chick Lit, pois como você mesma citou, são histórias da mulher moderna contada de uma forma bem despreocupante e divertida, e que muitas vezes me vejo no papel delas.
    E sempre que falam de Chick Lit, não pode faltar os livros de Sophie Kinsella, não é mesmo? E se for falar de filmes, serão sempre O Diabo Veste Prada e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, pelo quais sou apaixonada e não me canso de assistir.
    Adorei o post <3
    Bjs!

  4. Vitor Leonardo disse:

    Olá, ainda não conhecia esse gênero literário, apesar de já ter ouvido falar de O Diabo Veste Prada, Sex and The City e O Diário de Bridget Jones, não sabia que esses livros se encaixavam a esse gênero, que até pouco pra mim não existia. Foi bom saber sobre ele, apesar de eu não ler livros desse gênero.

  5. Mariele Antonello disse:

    Bom, sempre vejo diversos livros do gênero Chick Lit, mas confesso que ainda não li nem um livro desse gênero, mas não por não querer, e sim por que ainda não tenho nem um livro desse estilo, mas adorei sua postagem e foi muito bom conhecer um pouco mais sobre os livros e filmes de chick lit.

  6. Carine disse:

    Adorei o post, trazendo sempre curiosidades e temas diversificados do mundo da leitura. Não me recordo de ler nenhum livro do gênero mas com certeza não faltará oportunidade 🙂

  7. Bruna Buzzo disse:

    Sophie Kinsella <3
    Como sou apaixonada pelos livros dessa mulher… *-*
    Amo esse gênero Rafa, mas confesso que não li muitos livros. 🙁 Gosteei muito desse post, me deixou com mais vontade de ler livros desse gênero!
    Beeeijos ;**

  8. Geison disse:

    Rapaz, é um estilo “obrigatoriamente” feminino, mas ler é bom, ler é vida! e com isso consequentemente você terá mais conhecimento e poderá opinar sobre tal coisa, a partir da leitura dela, independente do gênero. Outra coisa, vale a pena ler alguns né?! Pra impressionar a namorada caso ela curta bastante, ela vai amar ver o namorado comentando com ela sobre os livros desse estilo. Hahahaha 🙂

  9. emanoelle souza disse:

    eu adoro ler chick lits essas autoras que tu citou eu já li a maioria dos livros dela!
    é cada um melhor que o outro e com situações hilárias1

  10. Jéssica Maria disse:

    Confesso ,até hoje li pouquíssimos livros do gênero ,mas felizmente o gênero chama minha atenção e quando tenho a oportunidade sempre meio ,acho que são ótimos para passar o tempo .

Deixe uma resposta