Resenha | O Diário de Suzana Para Nicolas. ♥

Oi Leitores, bem vindos de volta!

Eu fiquei muito tempo pensando em qual livro eu escolheria para inaugurar as Resenhas do meu blog. Dentre os últimos que eu li, esse, com certeza, foi o que mais abalou as minhas estruturas. Meu coração ficou em pedaços (Não é drama de minha parte né? porque o livro é drama sim hahaha, só quem leu vai entender o que eu quero dizer). Antes de qualquer coisa, eu gostaria de deixar claro que, eu ainda NÃO sou uma Crítica Literária ok? (Alô VEJA, eu tô aqui hein?) Então, não espere uma nota para as minhas resenhas (ou eu gosto, ou não gosto) e nem palavras difíceis em um texto entediante. Pelo contrário, eu escrevo com a linguagem que eu uso no meu cotidiano, só não faço abreviações como faço no Whatsapp, porque aí eu acho feio. Então, em minhas resenhas você vai ler a minha opinião mais sincera. E se for um livro ruim, eu vou falar sim! Espero que eu desperte o seu interesse por este livro…

Eu nem sei como começar a descrevê-lo. Quem já leu, com certeza se apaixonou. Eu me debulhei em lágrimas e soluços, igual a uma criança quando deixa o sorvete cair, sabe?

O-Diário-de-Suzana-para-Nicolas

Autor: James Patterson.

Ano: 2011.

Editora: Arqueiro.

Nº de páginas: 223.

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha´s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O Diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. Skoob.

Assim que eu comecei a ler o livro eu era #TeamKatie ♥. Imagina a decepção de ser deixada pelo homem que você ama quando tudo em seu relacionamento vai bem. Qual foi o motivo que levou Matt a tomar essa decisão de repente? Quem não ficaria do lado dela? Ao decorrer da história Katie conhece a Suzanna através do diário que Matt deixou na porta dela um dia após o rompimento.

Suzana escreveu um diário para seu filho, Nicolas, fruto da relação entre ela e Matt. Ela detalha o porque resolveu dar mais valor a sua saúde e felicidade e como a mudança para a ilha mudou a vida dela, como conheceu Matt, como se apaixonaram, como se casaram… São palavras doces, delicadas, e cheias de amor (fico imaginando como seria o Nicolas, lendo este diário que foi escrito única e exclusivamente para ele).

“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.” Suzana.

Não posso dar tantos detalhes, a riqueza está nas palavras de Suzana. Lendo o livro você descobre o que motivou Matt a abandonar a Katie. Esse livro não é recente (2011) e eu só li ele este ano, porque até então, eu não conhecia. Existem várias resenhas espalhadas pelos blogs, cada um com sua opinião, claro. Eu sou muito emotiva, choro por qualquer coisa e eu chorei, e muito. Eu não tenho o livro físico, li em epub no celular mesmo. Então, não ter o livro físico não significa que você não pode lê-lo.

Filme_O-Di-25C3-25A1rio-de-Suzana-Para-Nicholas2

Sou dessas que SEMPRE vai procurar no YouTube para saber se existe um Booktrailer ou o Trailer de uma adaptação, caso exista uma. De repente, eu encontrei o trailer da adaptação deste livro, que eu nem imaginava que existia. Imagina a minha emoção de poder dar um rosto para os personagens, uma trilha sonora para cada momento que me marcou na estória, ufa… Para quem ainda não assistiu, pegue o lencinho e dê o play:

Se você já leu, escreva nos comentário o que você achou (sem spoilers hein!). Vou adorar saber a opinião de vocês.

Beijos e Boa leitura ♥ 

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

8 comentários sobre “Resenha | O Diário de Suzana Para Nicolas. ♥

  1. Kênnia Méleus disse:

    Rafa, adoro a linguagem simples, leve e divertida que você usa para nos brindar com os textos lindos do seu blog. O que dizer desta resenha? Amei! Principalmente porque já li O Diário de Suzana para Nicolas e, definitivamente, o livro entrou para o meu rol de favoritos. Você conseguiu tocar o leitor do blog, deixando-o ansioso para ler a história, tenho certeza. Quero muito ver o filme! Obrigada por ser esse tipo de pessoa que pesquisa! Hahaha! Agora sei que tem adaptação cinematográfica e certamente verei, o quanto antes! Parabéns pelo blog, tá lindo! Muito sucesso! ♥

  2. Bruna Buzzo disse:

    Rafa, simplesmente amei sua resenha!
    “Não posso dar tantos detalhes, a riqueza está nas palavras de Suzana.” Aaah, você descreveu muito bem.
    Esse livro é lindo, escrito de uma maneira tão simples e pura, que cheguei a sentir uma certa paz enquanto eu estava lendo. Com certeza está na lista dos favoritos.
    Parabéns pelo blog Rafa! *-*

Deixe uma resposta