Eu ♥ ler!

Oi leitores, tudo bem?

O assunto que eu venho trazer hoje para vocês é uma das minhas grandes paixões: A Leitura ♥!

fanfiction-demi-lovato-refazendo-capitulos-1567621,260120141810

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.” Monteiro Lobato.

062d3aac34ae1babbbbd10ca7fc54234

Eu sou uma leitora iniciante, o importante é dar o primeiro passo. Muitas vezes as pessoas precisam ler só um livro para se apaixonar, se entregar ao mundo da leitura e ler vários outros em seguida. Leitores estão em constante processo de aprendizado, livros trazem experiências e ensinamentos.  Ao ler um livro você pode viajar para vários lugares sem sair do lugar. Livro é fantasia e sentimento, você ri, chora, se apaixona, se decepciona, se descobre… É como mágica, como uma droga, vicia, mas é um vício saudável.

“Um clássico é algo que todos queriam ter lido mas que ninguém quer ler.” Mark Twain.

Ao ler os clássicos, você vai ampliar o seu vocabulário, vai aprender o que era comum na linguagem de outras épocas. Em terra de Whatsapp e Instagram, os romances conhecidos como ‘modinhas e best-sellers’ são muito importante para despertar o interesse dos jovens que vivem conectados à internet, vídeo games, televisão e etc. A leitura é importante para a compreensão  de coisas simples e as pessoas que leem tem mais facilidade para interpretar. O seu senso crítico é melhorado quando você é leitor.

tumblr_m7ologJBXM1ql137zo1_500

Ler não é o remédio, é a cura! E traz vários benefícios para a saúde, comprovados cientificamente, alguns deles:

  1. Redução do estresse: A leitura pode servir como uma atividade relaxante que diminui o nível de estresse. Ler antes de dormir (amo ), por exemplo, pode ajudá-lo a pegar no sono mais facilmente, fazendo com que você acorde com mais disposição no dia seguinte.
  2. Expansão do conhecimento: A leitura proporciona o acesso a vários conteúdos expandindo o seu conhecimento. Quanto mais frequente for o seu acesso aos livros, maior será o seu repertório cultural.
  3. Capacidade de memorização: A leitura pode ajudar a memorizar conteúdos mais facilmente, já que, muitas vezes, o leitor deve estimular a sua memória para se lembrar dos principais aspectos que envolvem a história, como nomes de personagens, lugares, principais acontecimentos ao longo do enredo, entre outros.
  4. Desenvolvimento da concentração: Ler é uma ótima forma para treinar a concentração. Isso porque ao ler, principalmente em lugares públicos, você acaba forçando a sua mente para não perder o raciocínio com o barulho. Essa habilidade pode ser bastante útil durante vestibulares e provas como o EnemFonte.

Ufa, esses são só alguns dos vários benefícios proporcionados pela leitura. Ainda não se convenceu que ler é o melhor remédio? Vocês sabiam que “Apenas 11% dos alunos alfabetizados do país têm nível ideal de leitura?” Ficou chocado? Eu também! Infelizmente essa é a nossa realidade mas não precisa ser assim. Incentive a leitura!

Graças a leitura eu ganhei novas amizades que hoje fazem parte do meu dia-a-dia, da minha vida e moram em meu coração. Recentemente eu passei a fazer parte de um grupo no whatsapp, os Leitores Compulsivos. Você gosta de ler,  fazer novos amigos e conviver com pessoas apaixonadas por leitura? Quer fazer parte dessa família? Clique aqui e saiba como participar.

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” Rubem Alves.

Um grande beijo e boa leitura! 

Rafaela Godoy

Blogueira por paixão ♥ Paulistana, 27 anos, estudante de produção de Websites. Esposa do Samuel. Apaixonada pelos animais de estimação, por livros, séries e filmes.

26 comentários sobre “Eu ♥ ler!

  1. Samuel Godoy Bastos disse:
    Samuel Godoy Bastos

    Realmente, quando vemos nos noticiários falando sobre leitores, os índices assustam, principalmente quando compara os leitores brasileiros e de outros países.
    Ler livros é como praticar esportes, é difícil vencer a preguiça e começar, mas depois que se torna hábito, o dia em que não pratica, é um dia incompleto.
    Um beijos, meu amor!
    Eu te amo muito!

  2. Kênnia Méleus disse:

    Ameeeeei o post, Rafa! Ficou lindo! Parabéns pelo capricho, certeza de que a sua dedicação e o incentivo trarão pessoas à luz, transformando-as em novos leitores. Não sei como vivem os que não leem, porque ler é VIDA! ♥

  3. Marina Fernandes disse:

    Eu também sou leitora iniciante igual a você Rafa, e meu novo hábito e vício está me fazendo muito feliz: a leitura! E concordo plenamente com vc, temos que incentivar este hábito sim. ” O livro traz a vantagem de estarmos sozinhos e ao mesmo tempo acompanhados.” Também amo o nosso grupo do whatsapp Leitores Compulsivos.. um encontro de pessoas queridas. Bjoos Rafa

  4. Bruna Buzzo disse:

    Rafaaaa, ameei o post *-* Sou suspeita para falar sobre livros! Me tornei uma pessoa melhor em vários aspectos depois que adicionei a leitura na minha vida! Parabéns, está tudo lindo! ♥♥

  5. Andressa melo disse:

    Eu sou leitora iniciante , e meu novo hábito e vício está me fazendo muito feliz: a leitura. Ocupo meus pensamentos, minhas dores, conclusões e confusões do meu coração nos livros , eles me fazem viajar pra um planeta distante com novos ares e novas visões . E eu super recomendo a leitura, depois de ler um livro, nunca mais vai parar.

  6. Tatiana disse:

    Minha mãe me incentivou a ler na infância. Temos até hoje guardados os caderninhos em que ela anotava os livrinhos infantis que eu lia a cada ano. Cheguei a ler mais de 500! Ela ia em uma biblioteca pública, usava a carteirinha dela, a minha e do meu irmão para pegar livros pra mim rs.
    Sempre adorei ler, parei um pouco na adolescência porque tinha que estudar para bolsas de estudo e vestibulares, retomei depois que entrei na universidade (principalmente quando passei por um período de greve), parei de novo por causa das leituras para a monografia, e há uns dois anos voltei a ler com afinco, oxigena as ideias.
    As consequências para quem lê pouco ou não lê nada é a falta de poder de argumentação, dificuldade em compreender textos longos ou períodos grandes, dificuldade de se expressar por escrito. Eu já reparei que pessoas que dizem não gostar de ler têm um vocabulário muito restrito, faltam adjetivos e advérbios nas falas delas. Por aqui, tenho arrepios com a muleta “véio/véia”; usam sem ter ligação com velho efetivamente. Mulher “véia feia”, celular “véi caro”, “encarei um engarrafamento véi”, etc.
    Essa febre de redes sociais e Whatsapp também está matando o português. As pessoas ficam o tempo todo em contato com textos cheios de erros ortográficos e com problemas de construção (coesão). Pior é que nem os jornais estão se salvando… dia desses, li no jornal local um belo “advoGacia” numa matéria de três parágrafos. Matador…

    Ótimo post, Rafa! Beijos!

    • Rafaela Godoy disse:

      Nossa Tati, sua mãe merece o troféu de mãe do ano!!! Estou aqui imaginando o seu caderninho com vários títulos e conquistas…
      Obrigada por ser uma nova amiga e companheira de leitura.
      Um beijo e boa leitura!!!

  7. Emerson Rodrigues disse:

    Livros fazem parte da minha vida! ♥

    O que eu costumo dizer para todos os meus amigos que dizem ter problemas para leitura é: “Sim cara, você tem um problema. O de não ter encontrado o livro certo”. Um dos primeiros livros que li na vida foi “A Menina que Roubava Livros (♥)”, depois de um tempo fui deixando a leitura de lado (culpa da internet hahaha). Mas voltei a ler compulsivamente há quase 3 anos, depois de ter lido “The Walking Dead – A Ascensão do Governador” que, aliás, é ótimo! Depois disso, voltei a ler e não parei mais hahaha

    Parabéns pelas dicas, Rafa… Sucesso! (yn)

Deixe uma resposta